Demasiado Basileia para pouco Belenenses

Suíços destacam-se na liderança do Grupo I da Liga Europa, com triunfo por 0-2 no Restelo.

Foto
José Manuel Ribeiro/AFP

Escaldado com o resultado da jornada anterior, o Basileia surgiu nesta quinta-feira no Restelo com autoridade suficiente para arrancar uma vitória convincente sobre o Belenenses (0-2). Um resultado que permite aos suíços reforçarem o estatuto de líderes  do Grupo I da Liga Europa e que complica em demasia a vida aos lisboetas na UEFA.

O surpreendente triunfo obtido pelo Belenenses em Basileia (1-2) deixou o adversário em estado de alerta. E a equipa comandada por Urs Ficher entrou em jogo determinada a tomar nas mãos o seu próprio destino. Com uma dupla atacante de peso, constituído pelo experiente Marc Janko e por Embolo, os suíços acertaram no poste aos 9’, pelos pés do jovem avançado de 18 anos.

As melhores ocasiões foram pertencendo aos visitantes e o golo inaugural surgiu em cima do intervalo, através de uma grande penalidade, que Janko (antigo avançado do FC Porto) transformou com classe.

O austríaco, uma permanente dor de cabeça para os centrais do Belenenses, voltou a estar perto do golo aos 51’ e aos 72’, já depois de Embolo ter feito o 0-2: recepção perfeita na zona central, finta sobre Ventura e conclusão perfeita (64’).

O Belenenses arriscou, então, um pouco mais, com Tiago Caeiro e Fábio Nunes, mas o campeão suíço mostrou grande pragmatismo para gerir a vantagem e para confirmar aquela que foi a sua primeira vitória em Portugal nas competições europeias.

Com quatro pontos somados, os "azuis" do Restelo ocupam agora o último lugar do Grupo I, em igualdade pontual com o Lech Poznan, enquanto a Fiorentina soma mais dois e menos três do que o Basileia.

Sugerir correcção
Comentar