Pensão de Ricardo Salgado triplica para 90 mil euros mensais

Parecer de regulador leva a abolição de tecto salarial no fundo de pensões do BES, avança TVI.

Foto
Juntamente com Salgado, outros ex-gestores do grupo Espírito Santo deverão ver o valor da pensão reposto. REUTERS/Jose Manuel Ribeiro

Ricardo Salgado, antigo presidente do grupo Espírito Santo, vai passar a receber 90 mil euros mensais de pensão já este mês.

Segundo a notícia avançada esta terça-feira pela TVI, a pensão de 29 mil euros mensais actualmente auferida por Salgado vai triplicar devido a um parecer da autoridade reguladora dos fundos de pensão.

Em Setembro de 2014, a administração de Vítor Bento, que assumiu a liderança do Novo Banco na sequência da queda do BES, impôs um tecto às pensões de Salgado e de uma dezena de antigos gestores. Na altura, a medida foi tomada ao abrigo do código das sociedades comerciais, refere a estação.

De acordo com o canal de televisão, um parecer da Autoridade Supervisora dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) pedido pela sociedade gestora do fundo de pensões do BES dá conta de que o limite não tem fundamento legal, pelo que não só o valor das pensões deve ser reposto como tal deve acontecer com retroactivos.

“Face à inexistência de cabimento legal para não se garantir o pagamento dos benefícios previstos no plano de pensões em vigor (…) entendemos que não há razões para diferir o pagamento aos ex-membros da comissão executiva do BES”, esclarece o presidente da ASF, José Almaça, no parecer citado pela estação.  

 A TVI garante que a gestora do fundo de pensões do banco falido interpreta o parecer da autoridade reguladora como vinculativo, obrigando a um recálculo do valor da pensão.

Os cálculos da estação estimam que Ricardo Salgado receba, só em retroactivos, 973 mil euros, referindo nomes como António Souto, João Freixa, José Manuel Espírito Santo, Rui Silveira e ainda a viúva de Mário Mosqueira do Amaral, accionista de referência do Grupo Espírito Santo falecido entretanto, como ex-gestores cuja pensão será também reposta.
 

Sugerir correcção
Ler 45 comentários