Pólo Zero para estudantes do Porto é inaugurado em Janeiro

Projecto da Federação Académica do Porto é inaugurado em Janeiro de 2016. Será um espaço de estudo, cultura, empreendedorismo e acolhimento a novos estudantes

Foto
Pólo Zero será uma espécie de montra do que de melhor a academia tem ao nível cultural Diogo Baptista

O projecto Pólo Zero da Federação Académica do Porto (FAP), um espaço de estudo, cultura, empreendedorismo e acolhimento a novos estudantes, é inaugurado em Janeiro de 2016, anunciou à Lusa o presidente da FAP.

Em entrevista telefónica, o presidente da FAP, Daniel Freitas, informou que as obras do Pólo Zero — uma obra apoiada pela Câmara do Porto com uma verba na ordem dos 100 mil euros — estão em curso desde "23 de Setembro" na Praça de Lisboa, junto ao Passeio dos Clérigos, e que a inauguração da estrutura deverá acontecer em "Janeiro de 2016".

O espaço localiza-se numa das extremidades do Passeio dos Clérigos, entre a Rua Filipe Nery e a Rua Doutor Ferreira da Silva, sendo o seu acesso realizado através da primeira. A forma do espaço é definida por um polígono irregular, com 520 metro quadrados. "Vai ser inaugurado em Janeiro de 2016 e os objectivos principais são ser uma espécie de montra do que de melhor a academia tem ao nível cultural, com múltiplas actividades para formação", descreve Daniel Freitas, acrescentando que o espaço também pretende dar apoio ao empreendedorismo e novas ideias de negócio dos alunos.

Foto
Obras estão em curso desde 23 de Setembro Diogo Baptista

"Queremos ajudar os estudantes e recém-licenciados para desenvolverem as suas ideias", acrescenta o presidente da FAP, referindo que o Pólo Zero — uma ideia que surgiu em 2000 — vai ter um "Porto student's check in", ou seja uma espécie de "centro de acolhimento para os estudantes que cheguem pela primeira vez à cidade". Será uma espécie de "ponto de socorro" para os alunos recém-chegados ao Porto, considerou Daniel Freitas, referindo que o espaço congrega vários serviços e informações, designadamente um "Welcome Center" (Centro de Boas-Vindas), um sistema de videoconferência, um mini-auditório para apoiar ideias de negócio.

O Pólo Zero vai ser instalado num espaço físico cedido pela Câmara do Porto na renovada Praça de Lisboa, através de um protocolo de cedência celebrado em 11 de Setembro de 2013, ainda durante a gestão do anterior executivo liderado pelo social-democrata Rui Rio, que não chegou a ser posto em prática. Na proposta de protocolo que o executivo da Câmara do Porto aprovou a 2 de Junho, a vereadora Guilhermina Rego descreve que o Pólo Zero não será só "um espaço âncora de projectos de promoção do empreendedorismo e do emprego, mas também um espaço de excelência para eventos culturais temáticos, para formação, entre outras iniciativas".

"Este executivo tem apostado bastante na recepção a estudantes estrangeiros, que o Porto recebe cada vez mais e já não apenas por um semestre ao abrigo do programa Erasmus. A cidade começa a afirmar-se como alternativa para estudantes estrangeiros completarem o ciclo de estudos", vincou a vereadora. A FAP foi fundada em 1989 e actualmente é constituída por 27 associações de estudantes da Academia do Porto.

Sugerir correcção
Comentar