Homem que matou mulher e filha em Soure condenado a 25 anos de prisão

Outra filha de 13 anos ficou gravemente ferida. Arguido terá esfaqueado mulher depois de esta ter recusado ter relações sexuais ter demonstrando vontade de se divorciar.

O tribunal de Soure condenou esta sexta-feira a 25 anos de prisão o homem que em Outubro de 2014 matou a mulher e a filha de 16 anos e deixou outra filha, de 13 anos, gravemente ferida.

O tribunal de júri decidiu condenar a 25 anos de prisão António Vilaranda, residente em Soure, distrito de Coimbra, por dois crimes de homicídio qualificado na forma consumada e um crime de homicídio qualificado na forma tentada, indo ao encontro da pena pedida pelo Ministério Público nas alegações finais.

António Vilaranda, vendedor de equipamento informático, confessara durante o julgamento, que começou no dia 7, que tinha matado a mulher e a filha mais velha, com recurso a vários golpes de faca. Tudo aconteceu na noite de 19 para 20 de Outubro de 2014, tendo deixado a filha mais nova gravemente ferida.

O juiz que presidia ao coletivo sublinhou o "egoísmo atroz", o "profundo desprezo pela vida humana" e a "violência extrema" com que o arguido matou a sua esposa e filha mais velha, sendo que a mais nova apenas não morreu "por circunstâncias alheias" à vontade de António Vilaranda. O arguido terá começado por esfaquear a mulher, depois de esta ter recusado ter relações sexuais e demonstrando então vontade em avançar com o processo de divórcio.

Para o tribunal, o arguido apresentou uma "determinação criminosa invulgar", não se detendo aquando das súplicas das filhas, que gritaram: "Ajudem-nos, ajudem-nos a sair daqui, que o nosso pai mata-nos". António Vilaranda só parou "quando pensou que tinha cumprido o seu desígnio", frisou.

Dirigindo-se ao arguido, o juiz salientou que "não há nenhum tipo de circunstância que permita que o tribunal não lhe aplicasse esta pena. O senhor não quis que ninguém sobrevivesse".

"É importante ter trazido os elementos, em termos de interiorização daquilo que fez. É importante que o senhor interiorize e que no futuro consiga ser uma pessoa diferente e que situações destas nunca mais aconteçam", afirmou.

Durante todo o julgamento, o arguido manteve sempre uma postura alheada, respondendo a todas as perguntas que lhe foram feitas quer pelo Ministério Público, o colectivo de juízes ou a defesa, recorrendo a um discurso inexpressivo, por vezes contraditório, de frases curtas e repleto de pausas.

O Tribunal de Soure decidiu ainda condenar o arguido a uma indemnização de 155 mil euros a pagar à filha que sobreviveu. O advogado em representação da filha considerou que a sentença era "aquilo que se esperava", afirmando que "há casos para os quais parece ser curto o limite de pena" máxima fixada em Portugal.

O julgamento contou com um júri composto por duas mulheres e dois homens. O arguido estava preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Leiria, onde recebia acompanhamento psiquiátrico e psicológico, estando a recorrer a tratamento com psicofármacos.

 

 

Sugerir correcção
Comentar