Segurança Social identifica 353 casos de idosos em risco em Vila Franca de Xira

Responsável técnica defende criação de comissões de protecção da pessoa idosa para lidar com aumento do número de casos.

Foto
Em causa estão sobretudo casos de negligência, maus tratos físicos e abuso Fernando Veludo

Os serviços regionais da Segurança Social (SS) de Vila Franca de Xira identificaram 353 casos graves de idosos em risco nos últimos dois anos e meio. Desde o início de 2013 que esta estrutura passou a dispor de uma equipa específica para estas situações. Em causa estão, sobretudo, casos de negligência, maus tratos físicos e abuso, que ocorrem, regra geral, no seio da família ou em lares ilegais. Foram também identificados muitos problemas de isolamento e de incapacidade económica.

O acompanhamento destes serviços regionais abrange quatro concelhos: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Vila Franca. De acordo com Teresa Teixeira, responsável pelo serviço de acção social da SS de Vila Franca de Xira, foi no concelho de Vila Franca de Xira (bastante mais populoso, com 140 mil habitantes) que foram detectados mais casos, num total de 228 desde 2013.

O problema revela tendência para algum agravamento, uma vez que os serviços da Segurança Social tiveram conhecimento de 76 casos no concelho de Vila Franca em 2013 e de mais 90 casos em 2014, referiu Teresa Teixeira. Nos primeiros seis meses deste ano já são 62 os pedidos de intervenção registados só na área do Município vila-franquense.

No caso do concelho de Alenquer, com cerca de 40 mil habitantes, o Serviço Local de Vila Franca de Xira da Segurança Social já identificou e procurou encaminhar um total de 80 casos. Segundo a mesma responsável, a extensão, as características rurais e a dispersão do povoamento contribuem, igualmente, para que Alenquer seja um dos concelhos do distrito de Lisboa com mais problemas de casas de acolhimento e lares de idosos ilegais.

“Quando chegam aos serviços, estas situações ilegais apresentam muitas vezes quadros de negligência e de maus tratos”, constata a dirigente, frisando que muitas destas situações são emergentes e carecem de intervenção imediata. No concelho de Arruda, a SS já identificou 23 casos de idosos em situação de risco grave e no município de Azambuja outros 22 casos, num total global de 353 para esta região.

“Face às situações de emergência nesta população idosa, cada vez mais numerosas e apresentando problemas complexos, foi entendimento que seria necessária uma intervenção mais especializada ao nível da Segurança Social, com a criação de uma equipa específica para trabalhar com os idosos nestes quatro concelhos. E as solicitações têm sido em número crescente”, acrescentou Teresa Teixeira, que falava durante o seminário Respostas Inovadoras das IPSS's aos desafios/necessidades emergentes  no âmbito do envelhecimento, que se realizou nesta semana em Vila Franca de Xira.

Depois, Teresa Teixeira salientou que, ao contrário do que acontece com as crianças, não há legislação específica que proteja os mais velhos deste tipo de situações. E sugeriu mesmo que, no caso de Vila Franca de Xira, concelho mais populoso, venha a ser criada uma comissão de protecção da pessoa idosa. “Trata-se de um desafio, mas também de uma necessidade, sendo um caminho pioneiro que deverá ser levado a cabo”, prosseguiu. Sublinhou, ainda, que os últimos anos trouxeram, por um lado, o aumento das dificuldades das famílias para apoiarem os seus idosos, mas, por outro, situações em que os idosos são mantidos no seio da família para que esta se possa apropriar também dos seus meios de subsistência e património.

“A vergonha leva muitas vezes os idosos e refugiarem-se no silêncio e a não denunciarem estas situações. Perante a ausência de legislação que proteja os idosos, colocam-se muitas vezes situações de urgência, em que é preciso agir”, referiu Teresa Teixeira, considerando que nesses casos é muito importante envolver também o Ministério Público.

Sugerir correcção
Comentar