Tarte de maçã fácil

A carência de açúcar pode ser eliminada com um simples copo de água? Comigo nunca resultou

Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Quando começam os dias de chuva há palavras de comando que o nosso corpo, entorpecido, faz questão de enviar ao cérebro. Comida, sofá e cinema – não necessariamente por este ordem – costumam ser as preferidas. Trata-se de uma espécie de estímulo-resposta pavloviano e vocês já sabem como isto acaba.

Cria-se uma necessidade que até podia nem estar premente e um desejo súbito de ingerir açúcar – infelizmente, o corpo nunca nos pede quinoa cozida, peixe grelhado ou sementes de abóbora.

Vamos à cozinha e perscrutamos todas as possibilidades, só que além de não termos uma despensa farta, queremos pôr rapidamente fim a esta ansiedade. Dizem os especialistas que a carência de açúcar pode ser eliminada com um simples copo de água. Comigo nunca resultou, devo dizer-vos. E, de qualquer forma, não teria a mesma graça.

Do que precisas:

1 embalagem de massa folhada de compra

3 maçãs golden (ou outras à escolha)

1 colher de sopa de manteiga sem sal

4 colheres de sopa de açúcar

Vamos a isto:

1. Retira a massa folhada do frigorífico pelo menos 10 minutos antes de a usares. Coloca a massa numa tarteira, aproveitando o papel vegetal, e pica-a com um garfo.

2. Descasca as maçãs, remove-lhes o caroço e corta-as em quartos. Com a ajuda de uma mandolina (ou faca), lamina-as bem finas.

3. Derrete a manteiga e pincela a base e a lateral da tarte. Polvilha com um pouco de açúcar.

4. Dispõe as fatias de maçã, sobrepondo-as, começando do lado de fora da massa. Assim que esgotares as fatias, polvilha uniformemente com o restante açúcar.

5. Leva ao forno cerca de 15 a 20 minutos, a 180 graus, até a massa estar dourada e as maçãs cozidas;

6. Serve com iogurte grego ou uma bola de gelado.

Dicas:

? Enquanto descascas as maçãs, vai juntando algumas gotas de limão para evitar que se oxidem;

? Se fizeres uma mistura de açúcar e canela para polvilhar a maçã, ficará ainda mais saborosa.

Sugerir correcção
Comentar