Há mais 38 refugiados desaparecidos ao largo da ilha de Lesbos

Operação de resgate na costa grega salvou 242 refugiados. Sete pessoas morreram afogadas.

Foto
Quatro crianças, duas mulheres e um homem morreram no naufrágio de quarta-feira ao largo de Lesbos ANGELOS TZORTZINIS/AFP

Um barco de madeira sobrelotado soma-se aos que, desde Janeiro, se afundam no mar Egeu. Durante o dia de quarta-feira, a guarda costeira grega salvou 242 refugiados, numa operação de resgate que se prolongou pela noite dentro. Esta quinta-feira, continuam as buscas pelos restantes 38 desaparecidos ao largo da ilha grega de Lesbos.

Quatro navios, alguns barcos de pesca e helicópteros foram mobilizados para as buscas. Quatro crianças, duas mulheres e um homem acabaram por morrer afogados, quando tentavam chegar à ilha, a dez quilómetros da Turquia.

Lesbos é a grande porta de entrada dos refugiados que querem chegar à União Europeia, idos da Turquia. O presidente da câmara local, Stavros Gainos, disse à Reuters: "Não temos apenas de lidar com os vivos, também temos que lidar com os mortos".

Desde que o fluxo começou, já meio milhão de refugiados chegou à Grécia. Para além deste naufrágio em Lesbos, 123 pessoas foram resgatadas na quarta-feira, perto das ilhas de Samos e de Agathonisi. No total, foram 15 as vítimas mortais desse dia, dez das quais crianças.

Sugerir correcção
Comentar