Vinhais espera poupar mais de 30 mil euros/ano com lâmpadas com tecnologia LED

A iniciativa também permite evitar emissões de dióxido de carbono

Foto
Já existem lâmpadas de LEDs em várias cores DR

A Câmara de Vinhais, no distrito de Bragança, anunciou nesta quarta-feira que espera poupar mais de 30 mil euros por ano em iluminação pública com a substituição de lâmpadas por tecnologia LED.

O projecto abrange, para já as freguesias de Rebordelo, Moimenta, Ervedosa e Tuizelo, onde estão a ser substituídos 960 equipamentos que permitirão “uma redução dos custos de manutenção, maiores níveis de eficiência e é uma solução amiga do ambiente”, como informou a autarquia.

O município realça, em comunicado, que as lâmpadas LED (light emitter diode, diodo emissor de luz) permitem economizar “entre 60% a 90% comparadas com as lâmpadas convencionais”, estimando que “com esta solução prevê-se uma poupança de 30.274 euros anuais”.

O projecto é financiado pelo POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território e pela ADENE – Agência para a Energia, com um investimento de 205 mil euros, que inclui os equipamentos, acessórios e instalação.

“Esta medida adoptada pela autarquia é amiga do ambiente, visto que estas lâmpadas, não emitem radiação UV e quanto às emissões de CO2 (dióxido de carbono) prevê-se uma redução de 125,8 toneladas/ano, o que melhora a qualidade de vida da população”, refere.

O município transmontano destaca ainda que “a iluminação LED para além de apresentar maior durabilidade e comodidade na gestão da iluminação pública, permite uma maior segurança, devido à sua cor mais apurada”.

Sugerir correcção
Comentar