Montpellier coloca um travão no Clermont

O campeão Stade Français continua a somar maus resultados no Top 14, o RC Toulon atropelou o Oyonnax

Foto
AFP

Com grande parte das atenções viradas para Londres, onde continua a disputar-se o Campeonato do Mundo, o Top 14 prosseguiu com mais uma demonstração de qualidade. Com o regresso de muitos dos internacionais, as principais equipas começam a subir o nível e o RC Toulon não teve contemplações com o Oyonnax. Num frente a frente entre os dois primeiros, o Montpellier foi mais forte e impos a primeira derrota da época ao Clermont.

 

A jornada 6 começou com o derby de Paris, onde o Racing 92 fez valer o factor casa perante o rival da capital (27-18). Na frente desde o segundo minuto da partida, a equipa “azul e branca” nunca se deixou apanhar pelo Stade Français e redimiu-se das três derrotas em tantos dérbis na época passada. Com este desaire, os campeões franceses continuam no fundo da tabela.

Foto

 

O Grenoble alcançou um dos resultados da semana, ao deslocar-se e vencer o Castres, por 31-23. Num jogo muito confuso e marcado por erros de ambas as equipas, os anfitriões não conseguiram reagir a um ensaio sofrido no primeiro minuto e um cartão vermelho obrigando-os a jogar com 14 jogadores durante quase uma hora.

 

O Brive seguiu os passos da equipa dos Alpes e foi vencer o Pau no seu terreno, por 18-13. Os visitantes sofreram bastante na primeira parte, especialmente devido a dois cartões amarelos, mas a indisciplina do Pau - Samuel Marques foi titular, Geoffrey Moise não foi convocado - na segunda parte permitiu ao suspeito do costume (Gaetan German) marcar 15 pontos nos últimos 40 minutos da partida e levar a sua equipa para a vitória.

 

No Estádio Mayol, o RC Toulon ofereceu ao seu público um verdadeiro espectáculo ofensivo, batendo por 61-3 o Oyonnax. Com alguns dos seus internacionais de volta, o tricampeão europeu marcou oito ensaios e alcançou sem qualquer dificuldade esta vitória com ponto bónus.

 

As equipas de Montpellier e Bordéus alcançaram duas importantíssimas vitórias contra Clermont (24-19) e Toulouse (12-10), respectivamente. O Montpellier, muito disciplinado e assertivo, atingiu desta feita a sua quinta vitória em 6 jogos, estando agora somente a um ponto do líder Clermont, que não contou com Julien Bardy. Já o Bordéus, que construiu a sua vitória com quatro penalidades de Batiste Serin, soube basear a sua vitória num jogo de conquista e disciplina, enquanto o seu adversário cometeu erro atrás de erro.

 

No último jogo da jornada, a equipa de La Rochelle alcançou uma vitória com ponto bónus sobre o Agen, adversário directo na luta pela manutenção, que contou com Mike Tadjer a titular. O ponto de viragem da partida foi, sem dúvida, um erro do Agen, que permitiu ao La Rochelle marcar o seu primeiro ensaio no minuto 39. Com a vantagem, a equipa da casa soube manter a cabeça fria e, jogando com precisão, conseguiu marcar mais dois ensaios e chegar ao ponto de bónus ofensivo. 

Sugerir correcção
Comentar