Esta cadeira de rodas sobe escadas

Um grupo de estudantes de Zurich construiu a Scalevo, uma cadeira de rodas capaz de subir escadas para ajudar pessoas com mobilidade reduzida

Uma equipa de dez alunos formados em Engenharia Electrónica e Design Industrial, em Zurique, desenvolveu uma cadeira de rodas com um sistema que lhe permite subir escadas.

 

O projecto integra o Cybathlon, campeonato desportivo que se destina a atletas portadores de dispositivos tecnológicos de assistência, e consiste numa cadeira de rodas eléctrica que permite subir escadas, aceder a infra-estruturas com condições insuficientes, e que facilita o dia-a-dia dos seus utilizadores. Esse é o objectivo da equipa de estudantes de Zurique.

Foto

 

Foto

A “Scalevo” é equipada com um sistema como o da “Segway" para maior estabilidade e com um sistema inovador de “lagartas” de borracha que permite subir escadas.

Foto

 

Mais segura, estável e ágil que as convencionais cadeiras de rodas, a “Scalevo” foi desenvolvida para minimizar o impacto de certos obstáculos diários.

 

O projecto apresentado no Cybathlon embora não passe de um protótipo vem acompanhado de uma série de garantias que facilitam a utilização diária aos atletas com capacidades de mobilidade reduzidas.

 

O Cybathlon é um campeonato para atletas com deficiências mecânico-neurológicas que promove a utilização de dispositivos de assistência tecnológica avançada que facilitem a prática desportiva assim como tarefas do dia-a-dia, premiando não só os atletas que utilizam os dispositivos mas também as empresas e organizações que os desenvolvem. Este campeonato organizado pela ETH Zurich conta já com a participação de mais de 30 países.

Sugerir correcção
Comentar