European Film Academy premeia som de As Mil e Uma Noites

Para o júri, “o desenho de som de As Mil e Uma Noites possui uma identidade forte, combinando documentário e estilos de ficção.”

Foto
O engenheiro de som Vasco Pimentel (à esquerda) e o realizador Miguel Gomes (ao centro) dr

A European Film Academy anunciou esta terça-feira os primeiros vencedores da 28.ª edição dos European Film Awards. Entre as seis categorias reveladas - direcção de fotografia, montagem, design de produção, desenho de figurinos, música e som – há uma trilogia portuguesa premiada: As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes. Foi distinguida na categoria de som, da autoria de Vasco Pimentel e Miguel Martins. Nas palavras do júri, “o desenho de som de As Mil e Uma Noites possui uma identidade forte, combinando documentário e estilos de ficção. Cada sequência de som desenvolve um ponto de vista original que corresponde de forma muito próxima à narração. O resultado é uma poesia brilhante, cheia de vida e ousadia.”

Com uma duração total de seis horas, os três volumes de As Mil e Uma Noites, estreados em Maio no Festival de Cannes, servem-se do popular livro árabe para traçar a história da crise económica, da austeridade e do desemprego em Portugal, através de testemunhos reais.

A trilogia, que se estreou em Portugal entre Agosto e Outubro, tem sido alvo de elogios da crítica internacional. Em Maio, a revista francesa Cahiers do Cinema dedicou-lhe duas páginas e descreveu-o como “um retrato impiedoso deste tempo”.

Na categoria de fotografia, o júri da European Film Academy elegeu o filme austríaco Goodnight Mommy, de Severin Fiala e Veronika Franz. Body, de Malgorzata Szumowska, foi distinguido na categoria de montagem, e The Brand New Testament, realizado por Jaco Van Dormael, foi reconhecido na categoria de design de produção. Os melhores  figurinos são do filme The Lobster, de Yorgos Lanthimos, e a melhor música é de The Duke Of Burgundy, do realizador Peter Strickland.

A 7 de Novembro, no Seville European Film Festival, serão revelados os nomeados nas categorias de Filme Europeu, Comédia, Realizador, Argumentista, Actriz e Actor. Os vencedores de todas as categorias vão receber a estatueta da European Film Academy na 28.ª cerimónia dos European Film Awards, que terá lugar em Berlim (Alemanha), a 12 de Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar