O golfe feminino profissional tem nova líder

Lydia Ko vence em Taiwan para destronar Inbee Park do topo do ranking mundial

Foto
Lydia Ko: aos 18 anos apenas, o céu parece ser o limite / © GETTY IMAGES

Ko terminou a última volta com um resultado de 65 pancadas, 7 abaixo do par-72, para um agregado de 268 (-20), bem à frente das sul-coreanas Eun-Hee Ji e Se Yeon Ryu, que partilharam o segundo lugar com 277 (-11). 

Com esta vitória, e com apenas 18 anos, 6 meses e 1 dia de idade, Ko torna-se no mais novo jogador, incluindo homens, a atingir o décimo triunfo na carreira. Ela quebra o recorde de Nancy Lopez (22 anos/2 meses/5 dias) por cerca de três anos e meio. 

Ko dedicou a vitória a Patsy Hankins, a anterior presidente da New Zealand Golf, que faleceu no início da semana e que Ko considera um mentor na altura que se iniciou no golfe. 

“Eu acho que estava a jogar por Patsy, esta semana”, disse Ko. “Fiquei com o coração partido quando soube, na manhã de sexta-feira. Ela teve uma enorme influência na minha vida ainda como golfista júnior. Saber que ela tinha falecido, mesmo antes de iniciar mais um dia de prova, foi muito difícil para mim. Mas sinto que joguei para ela estes três dias e estou muito feliz por poder dedicar esta vitória a ela e à sua família.” 

A diferença de nove pancadas marca a vitória com maior vantagem da carreira de Ko e também do Tour, nesta temporada. Ela ganhou seu primeiro major no mês passado por seis pancadas no Evian Championship. 

Ko começou o dia com uma vantagem de quatro pancadas sobre Eun-Hee Ji e disparou, imperturbável, para uma volta de 65, que incluiu 6 birdies, um bogey e um eagle. Fez birdie em quatro dos seus seis primeiros buracos, estendendo a sua liderança para seis pancadas. Apenas perdeu uma pancada no buraco 7, par-3. 

“Comecei o dia muito bem, a fazer birdies no 2 e no 3 e em seguida fiz birdie no 5, o que significou uma melhoria de 3 pancadas, pois ontem tinha feito duplo bogey neste buraco”, referiu. 

Eun-Hee Ji não conseguiu tirar proveito falta de birdies de Ko entre os buracos 8 e 11 e a neo-zelandesa entretanto alargou a vantagem para 7 com um eagle no buraco 12 (par-5). Um birdie no 14 estendeu a sua liderança para 8 e, em seguida, selou o torneio com um chip no buraco 18 que deixou a bola a centímetros para birdie

Lydia Ko lidera agora no Tour em quase todas as principais categorias em termos estatísticos, incluindo Official Money, Race to CME Globe Points, Rolex Player of the Year, melhor média de resultados, e maior numero de top 10´s.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar