Quinta vitória do ano para Miguel Oliveira no Grande Prémio da Malásia

Com o primeiro lugar do pódio em Sepang, o português encurta a distância que o separa de Danny Kent para 24 pontos.

Foto
Miguel Oliveira celebra efusivamente em Sepang AFP/MOHD RASFAN

Miguel Oliveira era o único que podia impedir o título do britânico Danny Kent e foi isso mesmo que conseguiu ao terminar no primeiro lugar do pódio de Moto3 no Grande Prémio da Malásia pela quinta vez esta época. Esta é também a quinta vitória da carreira do piloto e o quinto pódio consecutivo, sempre entre os dois primeiros. O português está agora a 24 pontos de Kent na corrida pelo título, que se vai decidir no Grande Prémio de Valência, dentro de duas semanas, a última corrida do ano.

O piloto português, que partiu da terceira posição da grelha em Sepang, terminou a corrida em 40.33,277 minutos, à frente de Brad Binder e Jorge Navarro. Danny Kent, actual líder do campeonato, terminou em sétimo.

“Corri pela vitória e como tinha planeado. Estou muito contente com esta vitória e por ainda estar vivo o campeonato. É difícil, mas vou lutar até ao fim”, referiu Oliveira no final da corrida.

A vitória de Miguel Oliveira na 17.ª e penúltima prova do Mundial de velocidade deixou Kent sem a oportunidade, para já, de conquistar o título. O britânico com 253 pontos tem Oliveira logo atrás com 229.

Para ser campeão, o português terá que vencer obrigatoriamente em Valência e esperar que Kent não vá além do 15º lugar. E caso isso aconteça, haverá empate em pontos e vitórias, pelo que Miguel Oliveira leva o título para casa por ter conquistado mais segundos lugares.

Em MotoGP, Dani Pedrosa venceu a corrida, com Jorge Lorenzo e Valentino Rossi a completarem o pódio, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Protagonista fora da pista nos últimos dias como autor de vários ataques ao espanhol Marc Márquez, o italiano Rossi foi também a grande personagem do dia ao pontapear Márquez numa altura em que ambos disputavam o terceiro lugar com sucessivas ultrapassagens. O espanhol acabou por cair e abandonar a corrida na 14.ª volta, terminando sem pontos. Como consequência, o italiano da Yamaha sofreu uma penalização de três pontos na luta pelo título e parte do último lugar no próximo Grande Prémio, em Valência, a 18.ª e última corrida do mundial. Na troca de palavras que antecedeu a corrida, Rossi acusou Márquez de correr para lhe criar problemas e ajudar Lorenzo a conquistar o título, com o espanhol a negar e a garantir por diversas vezes que corre sempre para ganhar.

Já após ter conhecimento da punição, Rossi não só afirmou que o espanhol ganhou a sua luta como o apontou como responsável pela perda do campeonato, algo que ainda não aconteceu e poderá nem acontecer. O italiano deixou ainda no ar a hipótese de não correr em Valência. Rossi está na frente com 312 pontos, mais sete que Lorenzo, que depois do segundo lugar no pódio e da penalização de Rossi, conseguiu reduzir a diferença para o líder e companheiro de equipa. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários