Sp. Braga e Belenenses sem receio dos adversários

“Azuis” têm tarefa difícil frente ao Basileia e os “bracarenses” procuram consolidar o primeiro lugar do grupo no jogo com o Marselha.

Foto
Milan Kammermayer/AFP

O jogo não é decisivo, mas se o Sp. Braga ganhar fica com pé e meio nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Os bracarenses lideram o grupo F com seis pontos e recebem, esta noite, o Marselha (20h05, SP-TV1), segundo do grupo, com três pontos, e 16.º classificado na Liga francesa – conta apenas dois triunfos em dez jogos. Mas este não é, de todo, um adversário fácil. Os gauleses podem não ganhar há seis jogos e uma dessas derrotas até foi em casa com o Slovan Liberec, na 2.ª jornada da fase de grupos, mas não deixam de ser campeões europeus (1992-1993), o único clube francês a conquistar o título. São também detentores de nove campeonatos franceses e dez Taças de França.

Quem não mostra receio é Paulo Fonseca. O treinador do Sp. Braga mostrou respeito pelo adversário, mas garantiu que “medo não é uma palavra que caiba” no dicionário da equipa. “Concordo que se vencermos amanhã [quinta-feira] ficamos bem colocados para passar à fase seguinte, temos essa ambição, mas vai ser muito difícil, vamos defrontar uma equipa muito forte, com jogadores de nível muito elevado. Esta equipa tem internacionais A por dez países e isso diz tudo da sua qualidade”, assinalou.

Para o técnico, a posição do Marselha para lá do meio da tabela do campeonato francês não corresponde à “realidade e capacidade” do adversário e, por isso, espera um “dos jogos mais difíceis”, admitindo que os franceses poderão “fazer desta competição o seu principal objectivo”. "Não alinho nesta suposta crise do Marselha. O facto de eles não ganharem há algum tempo não me ilude", reiterou Fonseca.

O Sp. Braga é a única equipa portuguesa que está em lugar de apuramento na Liga Europa, depois dos triunfos por 1-0, com golos de Rafa e Hassan, frente ao Slovan Liberec e Groningen, e procura agora a terceira vitória consecutiva.

Tarefa mais complicada tem o Belenenses, que está na Suíça para defrontar o Basileia (18h, SP-TV1), líder não só do Grupo I como também do campeonato suíço, no qual conta com 10 vitórias em 12 jogos. Os “azuis” entraram na competição com um empate face ao Lech Poznan e sofreram depois, na 2.ª jornada, uma derrota bem pesada, em casa, frente à Fiorentina (4-0). 

“Vamos encontrar um adversário muito difícil, com poder diferente, com um objectivo diferente, qualidade enorme colectiva e individual. É o campeão da Suíça, tem sete pontos de vantagem, já ganhou 18 campeonatos e 11 taças. É uma equipa forte em todos os níveis. Queremos fazer um jogo sério, sermos competitivos, tentar aproveitar algum desequilíbrio ou oportunidade para levar um resultado positivo”, apontou Sá Pinto.

O técnico pode entrar na história do Belenenses como o treinador com mais jogos nas competições europeias, igualando Fernando Vaz, que orientou os lisboetas do Restelo entre 1962 e 1964.

“Temos de acreditar que é possível levar um bom resultado daqui. Respeitamos a força e o poder do adversário, mas não podemos entrar com receio. Vamos acreditar que é possível fazer bom resultado, sem obrigatoriedade", concluiu.

Quanto aos outros portugueses que marcam presença na Liga Europa, todos jogam em casa nesta 3.ª jornada da fase de grupos. O Mónaco de Leonardo Jardim defronta o Qarabag (18h, SP-TV5), o Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira, joga com o Ajax (20h05, SP-TV3) e a Fiorentina, de Paulo Sousa, enfrenta o Lech Poznan (18h, SP-TV2).

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar