"I Do Proyect" chega a Portugal para ensinar a reutilizar objectos

Projecto espanhol destinado a quem quer aprender a criar objectos de "craft" caseiros, segundo a tendência "Do it yourself", já tem uma versão portuguesa

Foto

“Faça você mesmo”. A sugestão é o mote para o I Do Proyect, um blogue e loja nascidos em Espanha e que chegam agora a Portugal. A ideia é ensinar a criar ou a reutilizar objectos do dia-a-dia através de tutoriais e "workshops" com recurso a fotografias ou a vídeos, como se existisse um atelier criativo sempre à mão no qual se aprende passo-a-passo a materializar a criatividade.

Personalizar roupa com lixívia, sapatos com adereços originais, criar bordados modernos, fabricar um tapete com roupa velha ou aprender um ponto para criar umas botas para o mais recente bebé da família. Foi a partir destes pequenos projectos que nasceu a ideia de criar o I Do Proyect.

Lola López, Laura Silva, Marta Lorenzo e Raquel Vallejo, três arquitectas e uma publicitária espanholas, lançaram o blogue em 2012, para partilhar a sua paixão pela arte, design gráfico e artesanato. Mas queriam fazer a diferença e decidiram apostar nas “tendências e referências internacionais relacionadas com o "craft", o design e todas as disciplinas artísticas que se desenvolvem de maneira manual e tradicional”, como explicam no blogue.

O projecto começou primeiro com "workshops" onde se aprendia a personalizar uma camisa, a tricotar um cachecol ou a fabricar um candeeiro, e perante a procura, Lola, Laura, Marta e Raquel decidiram continuar a investir em formas de execução simples e rápidas, com a indicação dos materiais necessários para que qualquer pessoa pudesse criar um objecto do princípio ao fim.

Surgiu, assim, a loja online onde é possível comprar kits para começar a criar a partir do zero. Os kits têm materiais, ferramentas, instruções, padrões e desenhos e são vendidos na loja do site, primeiro só para Espanha e mais recentemente para outros países, incluindo Portugal.

Com presença nas redes sociais, desde o Facebook, Twitter ou Instagram, e a venda de produtos um pouco para toda a Europa, o I Do Proyect passou a ter uma representação em Lisboa, pela mão de Alícia Costa, uma socióloga e publicitária de 45 anos, onde, à semelhança da versão espanhola tem tutoriais, com ou sem vídeos, publicados cinco vezes por semana.

“Apaixonada pelo mundo do desenho e a arte”, Alícia apercebeu-se que não eram poucas as pessoas que gostavam de trabalhos manuais. “Estive a viver em Madrid muitos anos e nos últimos tempos havia um movimento hipster muito interessante, com gente jovem a voltar aos ateliers de costura e a fazer coisas muito engraçadas”, conta ao Life&Style.

Conheceu as mentoras do I Do Proyect na Internet e dediciu embarcar numa versão em português. “Fiz uma proposta do que pensava que deveria ser I Do Proyect em Portugal e rapidamente comecei a trabalhar com elas”.

Alícia gosta da forma “como se conserva a tradição, da protecção dos produtos próprios, da imaginação e do gosto pelos pormenores dos portugueses”. “Todos esses elementos são características próprias da comunidade ‘do it yourself’. E o facto de ter uma loja online com produtos inovadores pode servir para ajudar a incentivar a criatividade da comunidade”, defende.

Os blogues português e espanhol serão parecidos mas Alícia pretende adequar conteúdos, produtos e kits à realidade nacional. “Os tutoriais que estamos a publicar no nosso site português são aqueles que têm funcionado melhor até agora”, explica.

Alícia adianta ainda que vão existir artigos exclusivos para Portugal, bem como referências, bloggers e artistas portugueses.

Sugerir correcção
Comentar