Junta de Santo António, em Lisboa, abre centro social aos sem-abrigo

A junta de freguesia lisboeta e a associação João 13 uniram-se para oferecer a quem não tem um tecto a possibilidade de fazer refeições à mesa, tomar banho e usufruir de outros cuidados básicos.

Foto
No Centro Social Laura Alves, os sem-abrigo vão poder jantar, tomar banho e lavar a sua roupa, num serviço que pretende oferecer-lhes "dignidade" Daniel Rocha/Arquivo

A Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa, lançou, em parceria com uma associação de apoio a pessoas carenciadas, um novo serviço dirigido aos sem-abrigo. A partir de agora, o Centro Social Laura Alves está aberto três noites por semana para que aqueles que não têm um tecto possam fazer uma refeição à mesa.

“É uma questão de dignidade”, diz o presidente da junta, justificando assim a iniciativa de criar esta “nova forma de apoio aos sem-abrigo”. Vasco Morgado sublinha que quem se dirigir ao centro social, na Calçada do Moinho de Vento, poderá jantar na cantina, com condições bem diferentes daquelas que encontra na rua, onde é frequente haver equipas de organizações diversas a distribuir comida.

Além disso, a população sem-abrigo poderá tomar banho no local e mudar de roupa, deixando em troca a sua roupa para que seja lavada. Em comunicado, a junta de freguesia nota que nem sempre é fácil aqueles que não têm um tecto conseguirem tomar banho, “seja por não terem roupa para mudar ou produtos de higiene, seja pelas dificuldades que muitas vezes os balneários públicos colocam”.

No Centro Social Laura Alves serão também proporcionados outros “cuidados básicos”, como “tratamento de feridas, acompanhamento médico, corte de cabelo”. Estes cuidados serão prestados por voluntários da Associação João 13, “que tem como objectivo apoiar pessoas social ou economicamente carenciadas, contribuindo para que possam viver em condições com o mínimo de dignidade”, com a qual a junta de freguesia celebrou um protocolo de cooperação.

Este serviço funciona, desde a semana passada, às terças e quintas-feiras e aos sábados, entre as 18h e as 22h30. “Para já”, diz Vasco Morgado, admitindo que a sua vontade é alargar esse horário de funcionamento no futuro.

Também a pensar na população sem-abrigo, a Associação Conversa Amiga e a Câmara de Lisboa vão instalar na próxima semana 12 cacifos na zona do Rossio, que se vão juntar a outros tantos já existentes em Arroios. A ideia é oferecer um espaço onde essas pessoas possam guardar os seus pertences.  

Sugerir correcção
Comentar