Rossio, em Lisboa, recebe 12 cacifos destinados a sem-abrigo

Projecto Cacifos Solidários arrancou em Outubro de 2013 e está em fase de expansão. Está a decorrer uma campanha de "crowdfunding" para financiar a iniciativa

A zona do Rossio, em Lisboa, vai receber 12 cacifos destinados a pessoas sem-abrigo, que serão inaugurados a 26 de Outubro, anunciou esta segunda-feira o responsável pelo projecto, explicando que se pretende criar uma rede de 48 cacifos pela capital.

O projecto Cacifos Solidários, idealizado pela Associação Conversa Amiga (ACA), começou em Outubro de 2013 com a instalação de 12 cacifos na zona de Arroios, em Lisboa, encontrando-se em "expansão com o objectivo de ter uma rede de 48 unidades entre 2015 e 2016", explicou Duarte Paiva à agência Lusa. O plano de expansão de cacifos para sem-abrigo de Lisboa prevê a "implementação de 36 novos cacifos" que acrescem aos já existem em Arroios, explicou o responsável pelo projecto, referindo que os primeiros 12 cacifos vão ser instalados no Rossio, seguindo-se mais 12 na zona de Santa Apolónia, até ao final do ano, e também 12 cacifos na zona do Oriente, que serão implementados durante o primeiro semestre do próximo ano.

Segundo Duarte Paiva, o projecto de expansão de cacifos solidários pela capital tem o apoio da Câmara de Lisboa em 60%, assumindo a ACA os restantes 40%, num investimento total de "cerca de 30 mil euros", afirmou. "Existe ainda a possibilidade desta rede atingir os 60 cacifos solidários em 2017", disse o responsável da ACA, explicando que se houver orçamento disponível pretende-se instalar também 12 cacifos perto do Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré. Duarte Paiva considerou que "60 cacifos seria a quantidade necessária em Lisboa" para pessoas em situação de sem-abrigo, permitindo-lhes "guardar os seus bens de forma digna e segura".

A associação ACA tem a decorrer uma campanha de "crowdfunding" para angariar fundos para o projecto Cacifos Solidários, que se iniciou a 9 de Outubro deste ano e que já arrecadou 450 euros, porém só será financiada se alcançar o mínimo de 5.000 euros até 8 de Dezembro deste ano. Em relação ao balanço de dois anos de existência dos cacifos em Arroios, o presidente da ACA disse que "é extremamente positivo", acrescentando que "melhora em muito o acompanhamento psicossocial" e revelando que "mais de 30% dos sem-abrigo, a quem lhes foi atribuído um cacifo, deixaram a rua".

A inauguração dos cacifos na zona do Rossio vai decorrer no Largo de São Domingos, no dia 26 de Outubro, às 15h, com a presença do vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, João Afonso, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, estando também prevista a entrega da primeira chave deste novo conjunto.

Sugerir correcção
Comentar