CDU quer estratégia de reabilitação que dinamize Parque da Pasteleira
Vereador autárquico Pedro Carvalho visitou este domingo o parque portuense.
O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, alertou este domingo para a necessidade de uma estratégia de reabilitação com eventos permanentes que dinamizem o Parque da Pasteleira, cujos equipamentos de apoio "estão abandonados".
"Passados estes anos todos, e independentemente de haver algumas iniciativas esporádicas no parque, estes equipamentos estão a necessitar de um investimento de reabilitação que também só faz sentido se houver uma estratégia de dinamização, que passe pela realização de eventos permanentes", afirmou à Lusa Pedro Carvalho.
Após uma visita, o vereador comunista lamentou que a cafetaria do Parque da Pasteleira, "que podia ser um pivot de alavancagem" do espaço, esteja "completamente degradada e abandonada", depois de vários anos sem que para ali fosse encontrada uma solução.
Pedro Carvalho destacou também a existência de um parque infantil onde se nota "claramente o abandono", com equipamentos degradados e grafitados, e que "não oferece segurança".
Ainda sobre o parque, relatou como o próprio Centro de Educação Ambiental "parece vedado" com placas com os "velhos símbolos da câmara" e até a sinalética "está degradada". "Acabamos por ter um parque bonito, bem cuidado, mas algumas das suas áreas de referência parecem abandonadas, sem uso e a degradarem-se. O que quer dizer que não possibilita aqui a existência de uma estratégia de dinamização do parque", criticou.
Para o vereador comunista, a Câmara tem no parque da Pasteleira "uma palavra importante", pelo que deve "criar estratégias de dinamização do ponto de vista de eventos de atractividade e dos equipamentos que estão ao serviço das populações, para que os espaços possam ser usufruídos e não fiquem abandonados".
O autarca promete levar o tema à próxima reunião de Câmara, onde espera "ouvir o que o executivo está a pensar" sobre este e outros parques do município que ficam "em segundo plano", até pelas entidades que realizam eventos e que preferem o Parque da Cidade.