Quem faz mais bluff, Passos ou Costa?

Foto

Escrever para uma revista de domingo tem limitações: os textos “fecham” às 17h de quinta-feira. Escrever sobre esta fotografia implica portanto o risco de a realidade já ser outra. “À hora de fecho desta edição”, como se dizia quando os jornais só tinham edições em papel, a realidade portuguesa era esta:

1. Algumas pessoas do PS acreditam que, se António Costa viabilizar um governo PSD/CDS, o PS acaba.

2. Algumas pessoas do PS acreditam que, se Costa tomar posse como primeiro-ministro com um acordo à esquerda, o PS acaba.

3. Muitas pessoas da direita desejam secretamente que Costa avance já, acreditando que cairá rapidamente e que, com a descredibilização daí resultante, a PàF ganharia, enfim, a desejada maioria absoluta numas novas eleições.

Foto
O primeiro-ministro chegou dez minutos mais cedo ao Rato do que o combinado. ?No fim, saiu maldisposto ?e sem acordo Daniel Rocha

4. Muitas pessoas da direita dizem que Costa perdeu as eleições e que se tomar posse agora está a “usurpar o poder”.

5. Algumas pessoas da direita dizem que, se isso acontecer, o PSD e o CDS “põem” 300 mil pessoas na rua, porque “a rua não é só da esquerda”.

6. Como nunca, António Costa vale o seu peso em ouro, mas, como nunca, está entalado à esquerda e à direita.

7. Alberto João Jardim considera que a “preguiça da burguesia” (sic) é tal que ele não pôde candidatar-se à presidência da República.

8. Rui Rio tirou a mesma conclusão, mas porque “lançar uma candidatura vencedora a partir de uma cidade que não a capital é uma tarefa muito próxima do impossível”.

9. Maria de Belém, pelo contrário, vê boas razões para se candidatar, mas deixou parte do país a pensar no seu estranhíssimo sentido de timing político.

10. Já todos os partidos em Portugal querem respeitar as regras europeias e até o Bloco de Esquerda quer um novo Orçamento do Estado que não viole o limite do tecto dos 3% de défice.

11. Na hipótese de haver uma coligação à esquerda, ninguém com juízo vê vantagem alguma em que o Presidente Cavaco Silva queime etapas e indigite Costa como primeiro-ministro sem antes dar posse a Passos e obrigar a Assembleia da República a votar, ou seja, a fazer o governo cair.

12. Correm as apostas sobre quem está a fazer mais bluff. Errado. Por uma vez, há menos bluff do que o instinto antipolítico básico generalizado nos dirá. Sobretudo em Costa, quem tudo pode, e que está a tentar à esquerda e à direita.

13. Está tudo em aberto.

14. Não estamos habituados a tanta política. Nesta fotografia, Passos só está a ver as horas porque chegou mais cedo ao Rato. Se eu não soubesse, diria que está impaciente com tudo isto.

Sugerir correcção
Comentar