Remix Ensemble celebra 15 anos com estreia mundial de peça de Emmanuel Nunes

Formação residente da Casa da Música vai interpretar Un calendrier révolu, terça-feira, na Sala Suggia.

Foto
Emmanuel Nunes enric vives-rubio

O Remix Ensemble, agrupamento de música contemporânea da Casa da Música com mais de 350 concertos e 11 discos no currículo, comemora 15 anos na terça-feira, no Porto, com a estreia mundial póstuma de Un calendrier révolu, de Emmanuel Nunes (1941-2012).

O concerto, a ter lugar na Sala Suggia, vai incluir também a estreia mundial de uma nova obra para ensemble do Jovem Compositor em Residência Nuno da Rocha, o segundo andamento da Sinfonia n.º 1 de Gustav Mahler e a obra Concertini, de Helmut Lachenmann, o Compositor em Residência, este ano, na instituição portuense.

"Em concerto de aniversário, e sob a direção do seu maestro titular Peter Rundel, o agrupamento de música contemporânea da Casa da Música tem a honra de fazer a estreia mundial póstuma de Un calendrier révolu, de Emmanuel Nunes, compositor para sempre associado à história do Remix", pode ler-se na informação divulgada pela Casa da Música.

O programa do espectáculo refere que "Un calendrier révolu permaneceu um esboço avançado", tendo a partitura para esta estreia sido "preparada por João Rafael, baseado no manuscrito autógrafo e em indicações de execução técnica oriundas de outras obras do mesmo período criativo de Emmanuel Nunes".

"Em 2012, pouco antes de falecer, Emmanuel Nunes autorizou a execução da primeira parte desta obra – obra que até então não tinha considerado inteiramente satisfatória e que sempre pretendeu retrabalhar. Parte da insatisfação do compositor derivava, não da substância musical mas, provavelmente, de alguns aspectos da notação gráfica utilizada, que deixa em aberto algumas decisões de execução e interpretação. O trabalho de notação realizado por João Rafael, seguindo, o mais fielmente possível, as indicações do manuscrito, parece resolver a maioria desses problemas, permitindo-nos finalmente ouvir esta composição", acrescenta o programa.

Desde a sua fundação em 2000, o Remix Ensemble actuou em palcos tão distintos em cidades como Lisboa, Monte-Carlo, Paris, Zurique, Viena, Reggio Emilia, entre muitos outros, tendo apresentado em estreia mundial mais de 85 peças.

A 20 de Outubro de 2000, o Remix Ensemble estreava-se no auditório da Universidade de Aveiro, sob direcção de Stefan Asbury, com um programa que ia de Frank Zappa a Morton Feldman, passando por Edgar Varèse e Charles Ives, antes de terminar com John Adams.

Sugerir correcção
Comentar