Nem os "grandes" são imunes aos "tomba-gigantes" da Taça

As surpresas incluem uma goleada sofrida pelo FC Porto em Setúbal, uma derrota do Sporting dos "cinco violinos" em Santo Tirso e a estreia de Eusébio pelo Benfica com um golo e um desaire um dia depois do título europeu em Berna.

Foto
24 de Novembro de 2002: os adeptos do Benfica não reagiram bem à derrota com o Gondomar e Jesualdo Ferreira foi despedido no dia seguinte David Clifford

Benfica, FC Porto, Sporting, que defrontam na terceira eliminatória da Taça de Portugal, respectivamente, Vianense, Varzim e Vilafranquense, têm derrotas inesperadas com adversários de divisões inferiores e não é preciso recuar muito no tempo para as encontrar.

Entre os três, o FC Porto é quem tem mais eliminações (6) da Taça frente a equipas de escalões inferiores. A mais recente, aconteceu na época 2006-07, no Estádio do Dragão, frente ao Atlético, equipa do bairro lisboeta de Alcântara. Era a entrada na Taça dos “dragões”, detentores do troféu, e tinham pela frente um adversário que foi grande no passado, mas que, na altura, andava pelo terceiro escalão. O ideal, pensava o técnico Jesualdo Ferreira, para fazer a gestão da equipa. Mas a estratégia saiu-lhe mal. Aos 59’, David da Costa, um avançado brasileiro que na época seguinte seria o melhor marcador da Liga do Chipre, marcou e calou os 30 mil que estavam no Dragão. Dramático mesmo foi o penálti falhado por Ricardo Quaresma no último minuto.

Nessa mesma temporada, na ronda seguinte, o Benfica sofreu a mais recente das suas três eliminações frente a equipas de escalões inferiores. Na visita à Póvoa de Varzim, o pesadelo “encarnado” começou a tomar forma aos 13’, com um autogolo de Nélson. O golo de Simão aos 30’ parecia colocar a equipa treinada por Fernando Santos no caminho certo, mas Mendonça, avançado angolano do Varzim, colocou os poveiros, então treinados por Diamantino Miranda, uma antiga glória benfiquista, nos quartos-de-final. Também fresca na memória dos benfiquistas está a eliminação, em pleno Estádio da Luz, às mãos do Gondomar. Cílio Souza foi o marcador do único golo de um jogo de tal forma traumatizante que Jesualdo Ferreira, o treinador “encarnado”, foi despedido no dia seguinte.

O mais recente dos quatro desaires do Sporting na Taça frente a formações de divisões secundárias aconteceu em 2003-04, frente ao Vitória de Setúbal, que, na altura, estava na II Divisão. Os “leões” estavam a passar um mau bocado na época. Tinham acabado de ser eliminados da Taça UEFA pelos turcos do Gençlerbirligi e a recepção aos sadinos na Taça só piorou a crise, com Orestes, um defesa brasileiro, a marcar o único golo do jogo, logo aos sete minutos. Era o segundo ano consecutivo em que o Sporting saía da Taça frente a uma equipa de escalão inferior, depois de, na época anterior, ter sido eliminado, também em Alvalade, pela Naval, com um golo do francês Costé.

Para encontrar os primeiros tomba-gigantes dos “grandes” é preciso recuar várias décadas. Em 1942-43, o FC Porto sofreu uma goleada por 7-0 no Campo dos Arcos, em Setúbal, frente ao Vitória nas meias-finais, mas nada será mais surpreendente que a proeza do Tirsense em 1948-49 frente ao Sporting dos “cinco violinos” que, nessa época, seria campeão com 100 golos marcados. Ora, nessa tarde, no Campo Abel Alves de Figueiredo, valeram mais os golos de Carolino e Mendes do que o solitário de Armando Ferreira num Sporting que tinha apenas dois violinos em campo (Vasques e Albano).

Já o Benfica tem uma boa desculpa para ter sido eliminado pelo Vitória de Setúbal nos oitavos-de-final da Taça, em 1961. Na primeira mão, os “encarnados” ganharam por 3-1 na Luz e perderam no segundo jogo por 4-1 em Setúbal, mas esta eliminação pouco interessava porque o Benfica, um dia antes, tinham conquistado, em Berna, o seu primeiro título europeu, triunfando sobre o Barcelona. Bela Guttman mandou, por isso, reservas para o jogo da Taça. Neste encontro fazia a sua estreia oficial pelo Benfica um tal de Eusébio da Silva Ferreira, que, por acaso, até marcou o único golo da sua equipa.

Os 13 tombos dos "grandes"

FC Porto (6)

1942-43 V. Setúbal-FC Porto (II) 7-0

1943-44 FC Porto-Estoril (II) 2-3 e 1-2*

1947-48 Barreirense-FC Porto (II) 1-0
 
1969-70 Tirsense-FC Porto (II) 2-2 e 1-0*
 
1998-99 FC Porto-Torreense (II) 0-1
 
2006-07 FC Porto Atlético (IIB) 0-1
 
Sporting (4)
 
1948-49 Tirsense-Sporting (III) 2-1
 
1998-99 Gil Vicente-Sporting (IIH) 3-2
 
2002-03 Sporting-Naval (II) 0-1
 
2003-04 Sporting-V. Setúbal (II) 0-1
 
Benfica (3)
 
1960-61 Benfica-V. Setúbal (II) 3-1 e 1-4*
 
2002-03 Benfica-Gondomar (IIB) 0-1
 
2006-07 Varzim-Benfica (IIH) 2-1
 
*Eliminatórias decididas em dois jogos

Republicação de um texto publicado no jornal PÚBLICO a 18/10/2013

Sugerir correcção
Comentar