Sweet Bigas: ervilhas, bacon e feta

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Preciso de partilhar convosco a minha mais recente aquisição: chama-se “Livro de Cozinha”, assim sem rodeios, e é a obra mais recente do crítico e cozinheiro Matt Preston.

Quando Mr. Preston entrou na minha vida através do Masterchef Austrália, andava eu já muito empolgada com tudo aquilo que envolvia louça, travessas, comida e ideias tiritantes. Enquanto jurado, representava aquilo que me parece necessário para o sucesso de um programa, mas foi com as suas receitas ultra-fáceis que me conquistou.

As “masterclasses” ao ar livre não combinavam com os fatos que Matt envergava, ora roxos, ora às riscas – sem nunca esquecer o lenço de seda – mas era esse "nonsense" que o tornava diferente dos outros.

Quando recebi o e-mail da editora com as novidades da semana e vi este livro, senti uma leve taquicardia.

Lembram-se do bolo de Nutella que fiz aqui? Este “Livro da Cozinha” tem várias receitas do género (algumas mais complicadas porque não temos acesso aos mesmos ingredientes que crescem vertiginosamente na Austrália) e tem duas permissas que, para mim, são fundamentais: 1) “As receitas devem ser simples” e 2) “Os ingredientes, na sua maioria, devem ser o mais fácil de encontrar possível”.

É isso que tento fazer todos os sábados nesta rubrica. Não com a mestria do Matt, mas com toda a dedicação que posso atribuir aos meus quatro (e só quatro) protagonistas.

Do que precisas:

1 chávena de ervilhas cozidas

40g de bacon

Um fio de azeite

Cubos de queijo feta, a gosto

Vamos a isto:

1. Depois de cozeres as ervilhas em água temperada com sal, escorre-as bem.

2. Numa frigideira com um fio de azeite, frita pequenas tiras de bacon até apresentarem um tom dourado. Acrescenta as ervilhas e envolve bem (se gostares de um preparado mais cremoso, podes adicionar duas a três colheres de sopa de natas de soja "light").

3. Serve a mistura de ervilhas e bacon sobre fatias de pão rústico previamente tostadas e acrescenta queijo feta a gosto.

Dica: antes de servires, rega com um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.

Sugerir correcção
Comentar