Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: ervilhas, bacon e feta

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Preciso de partilhar convosco a minha mais recente aquisição: chama-se “Livro de Cozinha”, assim sem rodeios, e é a obra mais recente do crítico e cozinheiro Matt Preston.

Quando Mr. Preston entrou na minha vida através do Masterchef Austrália, andava eu já muito empolgada com tudo aquilo que envolvia louça, travessas, comida e ideias tiritantes. Enquanto jurado, representava aquilo que me parece necessário para o sucesso de um programa, mas foi com as suas receitas ultra-fáceis que me conquistou.

As “masterclasses” ao ar livre não combinavam com os fatos que Matt envergava, ora roxos, ora às riscas – sem nunca esquecer o lenço de seda – mas era esse "nonsense" que o tornava diferente dos outros.

Quando recebi o e-mail da editora com as novidades da semana e vi este livro, senti uma leve taquicardia.

Lembram-se do bolo de Nutella que fiz aqui? Este “Livro da Cozinha” tem várias receitas do género (algumas mais complicadas porque não temos acesso aos mesmos ingredientes que crescem vertiginosamente na Austrália) e tem duas permissas que, para mim, são fundamentais: 1) “As receitas devem ser simples” e 2) “Os ingredientes, na sua maioria, devem ser o mais fácil de encontrar possível”.

É isso que tento fazer todos os sábados nesta rubrica. Não com a mestria do Matt, mas com toda a dedicação que posso atribuir aos meus quatro (e só quatro) protagonistas.

Do que precisas:

1 chávena de ervilhas cozidas

40g de bacon

Um fio de azeite

Cubos de queijo feta, a gosto

Vamos a isto:

1. Depois de cozeres as ervilhas em água temperada com sal, escorre-as bem.

2. Numa frigideira com um fio de azeite, frita pequenas tiras de bacon até apresentarem um tom dourado. Acrescenta as ervilhas e envolve bem (se gostares de um preparado mais cremoso, podes adicionar duas a três colheres de sopa de natas de soja "light").

3. Serve a mistura de ervilhas e bacon sobre fatias de pão rústico previamente tostadas e acrescenta queijo feta a gosto.

Dica: antes de servires, rega com um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.