Oscar Pistorius vai passar para prisão domiciliária

O antigo atleta olímpico e paralímpico foi condenado a cinco anos de prisão pelo homicídio involuntário da namorada.

Foto
Oscar Pistorius disse que matou a namorada por engano Daniel Born/AFP

Uma comissão de liberdade condicional da África do Sul decidiu esta quinta-feira que o ex-atleta Oscar Pistorius, a cumprir pena pelo assassínio da namorada, passa a estar em prisão domiciliária a partir do dia 20 de Outubro.

No ano passado, Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão pelo assassínio involuntário de Reeva Steenkamp, que matou a tiro na casa do casal. No julgamento, o antigo atleta olímpico e paralímpico disse ter-se tratado de um acidente pois acreditava estar a disparar contra um ladrão escondido na casa de banho do quarto. A acusação pediu revisão do processo e considerou que Pistorius deveria ser julgado por assassínio premeditado - este pedido vai ser avaliado a 3 de Novembro.

Pistorius passou um ano na prisão e pode, a partir da próxima terça-feira, cumprir o resto da pena em casa com supervisão, considerou a comissão de liberdade condicional.

A mudança do local de cumprimento de pena já tinha sido pedido em Agosto, altura em que a família da vítima contestou com o argumento que dez meses de prisão era pouco tempo para este crime. A família de Reeva Steenkamp também fez saber, agora, que discorda da prisão domiciliária. Através dos seus representantes disseram, porém, já esperar uma decisão como esta.

No lado de Pistorius - da sua família e advogados - não foram feitos comentários. A prisão domiciliária implica que o antigo atleta está proibido de algumas coisa, por exemplo não pode ter armas (antes tinha várias), e é obrigado a continuar a psicoterapia imposta pelo tribunal.

Sugerir correcção
Comentar