Melhor obra de arte sobre segurança nas escadas rolantes ganha 3 mil euros

Concurso SegurArte, da Sonae Sierra, vai premiar a obra de arte que melhor promova a utilização segura das escadas e tapetes rolantes. Candidaturas encerram a 4 de Dezembro

O SegurArte é um concurso que pretende divulgar os projectos mais inovadores que sensibilizem os visitantes de centros comerciais para a utilização segura de escadas e tapetes rolantes.

A Sonae Sierra, empresa do universo Sonae, grupo proprietário do PÚBLICO, lança o desafio aliando duas componentes distintas: a arte e a segurança. Todos os artistas plásticos, na área do digital ou que trabalhem em multimédia, designers, arquitectos e estudantes destas áreas com mais de 16 anos podem participar no concurso, desde que sejam portugueses ou residentes em território nacional.

Os candidatos têm até 4 de Dezembro para apresentar as suas ideias, por e-mail ou por correio. O projecto pode ser um vídeo, uma ilustração ou uma instalação — qualquer obra de arte é permitida desde que promova as boas práticas em centros comerciais.

Em Portugal, estima-se que existam 1700 escadas rolantes. Os acidentes são comuns, sobretudo quedas e sapatos presos no mecanismo. "São máquinas seguras do ponto de vista de construção, mas por um conjunto de razões são geradoras de um número bastante elevado de acidentes", referia, em Julho, ao "Diário de Notícias", o presidente da Associação Nacional dos Industriais de Elevadores e Escadas Rolantes, José Pirralha.

A Sonae é proprietária de 46 centros comerciais com um valor de mercado superior a 6 mil milhões de euros e está presente em quatro continentes e 17 países. Em 2014, os centros comerciais da empresa receberam quase 175 milhões de visitas, o que alertou a organização para a responsabilidade que têm em mãos. “A partir da preocupação com a segurança de quem nos visita, nasce um projecto que pretende alertar, consciencializar e educar para a utilização de escadas e tapetes rolantes”, sustenta, em comunicado enviado ao P3, Elsa Monteiro, directora global de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da empresa.

O projecto vencedor será divulgado no site da Sonae no dia 16 de Fevereiro de 2016 e a ideia mais criativa e inovadora será premiada com 3 mil euros.