Para preservar a raça, surge o 1º Encontro Global do Cão da Serra da Estrela

“Há muito a fazer por esta raça”, que é muito antiga, presente nas tradições das microculturas portuguesas, refere a organização.

Foto
Silvia Ribeiro

O Parque Municipal de Exposições do Cartaxo vai acolher no sábado, 17, o 1º Encontro Global do Cão da Serra da Estrela. Com início às 09h30, o evento “junta os criadores, a comunidade científica e o público em geral” num dia dedicado a esta que é uma das raças caninas mais antigas da Europa, explica Manuela Paraíso, principal organizadora do evento.

A responsável refere que se pretende que esta seja “uma jornada de diversão aliada à componente lúdica” e que o evento possa ser anual, contando futuramente com mais financiamento. A longo prazo, espera que as práticas de investigação permitam encontrar os genes responsáveis por certas doenças, nomeadamente a displasia da anca, a doença hereditária mais comum no Cão da Serra da Estrela.

Crê-se que a raça Serra da Estrela, variedade de pêlo curto ou pêlo longo, descenda dos antigos mastins do Tibete, tendo-se posteriormente adequado às necessidades de guardador de rebanhos na zona da Serra da Estrela. Manuela Paraíso refere que, incluindo os Serra da Estrela, uma das raças mais conhecidas, “existem dez raças portuguesas oficialmente reconhecidas” e todas são merecedoras de atenção.

O encontro conta com várias actividades como oficinas, uma mostra canina, palestras, uma conversa com a actriz São José Lapa – madrinha do evento –, exibição de documentários, um concurso de fotografia e outros. Um dos destaques desta primeira edição é o CaniPaper, um rally paper feito na companhia de um cão e cujo vencedor receberá um ano de alimentação Luposan. A organizadora do evento revela a “importância da formação dos públicos mais novos”, existindo para o efeito quatro actividades dedicadas às crianças. “Espero que esta edição abra a porta a mais actividades do género, que seja um dia agradável e com boa representação por parte do público”, diz ao PÚBLICO Manuela Paraíso quando questionada sobre as expectativas para este primeiro encontro.

Filha de um serrano, Manuela Paraíso trabalha na comunicação social mas também é criadora amadora desde 2002, altura em que reuniu as condições necessárias para a criação de cães da raça Serra da Estrela; já criou um portal sobre a raça e um livro “Cuidar do cão da Serra da Estrela”. Faz uma importante distinção entre os criadores que pretendem preservar as raças de forma saudável, promovendo o bem-estar do animal e os que fazem criação através de práticas irresponsáveis, por motivos estéticos e como uma forma de negócio, descurando a saúde do cão.  

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar