Agamben, Huppert, Saviano e Wenders: todos por Erri de Luca

Mais de seis mil pessoas, incluindo cerca de 150 figuras do panorama cultural europeu, já subscreveram o abaixo-assinado exigindo a absolvição do escritor italiano no julgamento que termina dia 19 de Outubro.

Foto
Erri de Luca pode ser condenado a oito meses de prisão efectiva por “ter incitado a um ou mais delitos” — veredicto na segunda-feira DANIEL ROCHA

Um abaixo-assinado a exigir a liberdade de Erri de Luca está a circular na Internet com o apoio de algumas das mais destacadas figuras do panorama cultural europeu, incluindo o pensador italiano Giorgio Agamben, os actores Isabelle Huppert e Louis Garrel, os escritores Roberto Saviano, Daniel Pennac e Luis Sepulveda e os cineastas Ken Loach, Jacques Audiard, Mathieu Amalric e Wim Wenders. O escritor italiano poderá ser condenado a oito meses de prisão efectiva, depois de ter apelado à sabotagem da linha de TGV a construir entre Lyon (França) e Turim (Itália) através de um túnel nos Alpes com 45 quilómetros.

Erri de Luca, conhecido pelo seu gosto pelo alpinismo e pelo activismo, apelou à sabotagem do projecto numa entrevista que deu em Setembro de 2013 ao Huffington Post italiano. Ao telefone com o jornal, considerou o projecto “inútil e prejudicial” e disse ser “legítimo sabotá-lo”. As declarações levaram a empresa responsável pela obra a formalizar uma acusação e o escritor está, desde Fevereiro deste ano, a ser julgado em Turim por “ter incitado a um ou mais delitos”.

No passado dia 21 de Setembro, o procurador de Turim exigiu que o escritor fosse condenado a oito meses de prisão efectiva. Em resposta, a plataforma Soutien à Erri de Luca, em parceria com o diário francês Libération, lançou um abaixo-assinado exigindo a liberdade do escritor de 64 anos, cujo veredicto será lido já na próxima segunda-feira, dia 19 de Outubro. Na semana passada, 65 personalidades do cinema europeu juntaram as suas assinaturas ao apelo; já no início desta semana, outras 86 figuras do mundo cultural engrossaram a lista de subscritores.

Em sua defesa, Erri de Luca escreveu um documento em que alude ao sentido da palavra “sabotagem”, defendendo que tem diversos significados figurativos, tais como “obstrução”. Declara, ainda, que “aceitaria uma condenação legal, mas não um vocabulário reduzido”.

Erri de Luca não é o único opositor da construção da linha de alta velocidade, que tem vindo a ser adiada nos últimos 20 anos. A apoiá-lo estão ambientalistas e residentes locais, que temem que a construção da linha nos Alpes possa libertar toxinas e venha a contaminar o ambiente.

Um dos mais aclamados e vendidos escritores italianos contemporâneos, Erri de Luca foi editado pela primeira vez em Portugal em 2003, pela Ambar, com o aclamado Montedidio.

 

Sugerir correcção
Comentar