UmbraCity: vamos partilhar guarda-chuvas?

Criadores inspiraram-se em serviços de partilha de automóveis e bicicletas e desenharam o UmbraCity. Para contornar esquecimentos — e pelo bem do ambiente

Foto
Os guarda-chuvas da UmbraCity são recicláveis UmbraCity

Um endereço de e-mail e um cartão de crédito para efectuar o registo e já está: o serviço pode começar a ser utilizado. Chama-se UmbraCity e quer ser a salvação para dias de chuva — sobretudo os inesperados em que o protector fica em casa. Depois de ter sido criado em 2013, com inspiração nos comuns projectos de partilha de carros e bicicletas, o serviço de partilha de guarda-chuvas chegou à University of British Columbia (UBC), no Canadá, e pretende alargar-se a mais locais.

A utilização é gratuita durante dois dias. Depois desse período, se o guarda-chuva não for devolvido, são cobrados dois dólares (1,80 euros) todos os dias, até ao máximo de dez dias ou 20 dólares (17,8 euros). As plataformas com os guarda-chuvas estão espalhadas por cinco lugares diferentes e a devolução pode ser feita em qualquer um deles.

Os guarda-chuvas da UmbraCity são amarelos, recicláveis e feitos com materiais resistentes ao vento e chuva intensos. Por isso, os criadores Amir Entezari e Babak Asad falam do projecto como sendo sustentável — e pedem o fim dos guarda-chuvas baratos de baixa qualidade que rapidamente acabam no caixote do lixo.

Sugerir correcção
Comentar