Francisco Assis e Jorge Coelho apoiam Maria de Belém nas Presidenciais

"Parco" resultado do PS nas legislativas reforça necessidade de um PR oriundo da esquerda democrática, diz Assis.

Foto
Maria de Belém vai apresentar a sua candidatura à Presidência da República na próxima semana Miguel Manso

O eurodeputado Francisco Assis e Jorge Coelho apoiam a candidatura de Maria de Belém Roseira à Presidência na República nas eleições de Janeiro próximo..No seu ">artigo semanal publicado esta quinta-feira no PÚBLICO, Assis considera que a ex-presidente do PS e antiga ministra da Saúde e da Igualdade nos governos de António Guterres “tem todas as condições para vir a desempenhar de forma exemplar as funções de Presidente da República a que se candidata”.

Depois de admitir que a sua decisão já estava tomada e que não a quis tornar pública até às eleições legislativas de 4 de Outubro, Francisco Assis é peremptório. “O que se passou nesse dia reforça a minha convicção quanto à necessidade de elegermos um Presidente da República oriundo do espaço político da esquerda democrática e dotado de uma grande capacidade de promover o diálogo entre os múltiplos sectores políticos, sociais e culturais portugueses”, destaca.

Sobre as eleições, o eurodeputado e apoiante do antigo secretário-geral dos socialistas António José Seguro classifica como “parco “ o resultado do PS que, afirma, “constitui mais uma manifestação da crise que percorre a família social-democrata europeia”. Neste âmbito, defende que os socialistas portugueses devem participar nesta reflexão a nível europeu. “Sem isso, estaremos condenados a um estatuto de subalternidade que em nada beneficiará o interesse das nossas sociedades democráticas”, garante.

Também Jorge Coelho deverá anunciar, em breve, apoiar a candidatura de Maria de Belém. Segundo a edição desta quinta-feira do DN, o antigo companheiro da candidata no executivo de Guterres fará o anúncio do seu apoio, que também esteve condicionado à realização das legislativas de passado domingo.

Maria de Belém vai apresentar a sua candidatura à Presidência da República na próxima terça-feira. O PS decidiu não apoiar nenhum candidato na primeira volta das eleições que vão decorrer em Janeiro do próximo ano.

"Experiência e discrição"
Também o voto de Álvaro Beleza nas presidenciais vai para Maria de Belém Roseira. O dirigente do secretarado nacional do PS, na direcção de Seguro, elogia-lhe o perfil e evidencia o a sua “experiência política e discrição", duas características, que na sua opinião, devem presidir a um Chefe de Estado.

Apontando críticas ao ainda Presidente da República, Cavaco Silva, Álvaro Beleza sublinha que o próximo inquilino de Belém “tem de ser um árbitro, alguém que tenha sensibilidade social  como ela tem - foi ex-ministra da Saúde - e que faça pontes à esquerda e à direita porque, no dia seguinte a ser eleito, será o Presidente de todos os portugueses”.

Convencido que a “maioria dos socialistas" votará na ex-presidente do PS, Beleza diz ainda que para a Presidência “tem de ser eleito alguém que conhece as regras do jogo, que conhece os meandros da política e que tenha também características como ela tem de discrição e de prudência. O país precisa de um Presidente dialogante, que seja do centro e que não fale e muito e que não seja imprevisível”. Fica o recado para Marcelo Rebelo de Sousa.

“Depois de um Presidente de facção precisamos de ter uma Presidente para a Nação”, atira. Quanto a Cavaco não o poupa, acusando-o de “ser o Presidente mais partidário que nós tivemos”. “Foi o alter-ego do primeiro-ministro, esteve sempre a apoiar o Governo. O Presidente não tem que apoiar nem desapoiar o Governo, o Presidente tem de ser o Presidente de todos os portugueses, como disse Mário Soares”, declarou.

O ex-dirigente socialista aproveitou para saudar a decisão de António Sampaio da Nóvoa de se manter na corrida à Presidência da República e defende o aparecimento de “muitas candidaturas”. “É bom que apareçam muitas candidaturas é um sinal de maturidade da República. É de saudar que o professor Sampaio da Novoa não tenha desistido até porque é um ilustre académico e que vai enriquecer o debate”, afirma.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários