Príncipe Real acolhe este sábado dezenas de actividades culturais

O Trampolim Gerador vai invadir a Praça do Príncipe Real com cultura, imaginação e diversidade.

Foto
Tudo se passará na zona do Príncipe Real Pedro Cunha

O Trampolim Gerador é um evento que vai saltando de local em local, sendo que a edição de 10 de Outubro será acolhida na Praça do Príncipe Real, em Lisboa. Segundo um dos organizadores, Pedro Saavedra, esta ideia surge a partir de “uma vontade de levar cultura a todos de forma descodificada” e junta num único dia mais de 100 autores em cerca de 50 iniciativas distribuídas por 17 espaços. O tema desta edição é “voar com os pés assentes no chão” e já pôs crianças a produzir papagaios de papel, por pensarem que só assim conseguiam voar com os pés em terra.

Das 15h às 24h, existem actividades para todos os gostos e idades. Há visitas guiadas, concertos, declamação de poesia, exposições, oficinas, aulas de QI Gong e de Bollywood, um debate, um ciclo de cinema árabe e ainda o 2º. Encontro de Instagrammers. De um lado há uma Varanda do Teatro, em que Albano Jerónimo interpreta o texto Veneno, de Cláudia Lucas Chéu e de outro lado há um Sofá dos Poemas, com a participação de Luísa Ortigoso, Valério Romão e Alfredo Brito. Pedro Saavedra afirma que também existem actividades para crianças como “ateliers de filosofia e um piquenique de cientistas, onde todos se sentam no jardim a falar sobre ciência”. Para além de tudo isto, há ainda espaço para a Feira do Príncipe Real, um mercado criativo constituído por barraquinhas que ajudam a dinamizar o comércio local, as praças e os bairros históricos da freguesia e que tentarão responder abertamente ao tema proposto. Para Miguel Bica, outro dos organizadores do Trampolim Gerador, este evento “muda o contexto e o tom dos eventos ao tirar o teatro dos teatros, a dança dos auditórios e o cinema das salas”, surgindo ideias como uma ópera num reservatório ou um teatro num sótão.

As actividades espalham-se por 17 locais, circunscritos à Praça do Príncipe Real: desde a Fundação Casa de Macau, ao Palácio Cor-de-Rosa, ao Reservatório Patriarcal de Lisboa ou até mesmo à Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, que abre pela primeira vez para acolher o Ciclo de Cinema Árabe.

Pedro Saavedra diz que se pretende que “seja um dia intenso e rodeado de cultura” e espera que “as pessoas apareçam e que não chova”. Num formato informal, dá-se corpo à criatividade da cultura portuguesa num ambiente em que se “sente a paixão e se vêem coisas inéditas”, afirma um dos organizadores do Trampolim. A entrada é gratuita.

Esta iniciativa é organizada por Pedro Saavedra, Miguel Bica e Tiago Sigorelho, responsáveis pelo Gerador, uma plataforma de comunicação e acção que visa promover a cultura portuguesa. Neste evento, não procuram responder a perguntas mas lançá-las para que se possa pensar na arte que é feita. Esperam que as pessoas “vão pela forma e fiquem pelo conteúdo”, de acordo com Pedro Saavedra. Miguel Bica revela que esta é a edição com a “programação mais ecléctica e no maior espaço relativamente às outras edições”.

O Trampolim Gerador estreou-se este ano e já teve duas edições anteriores: a edição zero realizou-se a 28 de Fevereiro, no Largo de S. Paulo com o tema ‘A Origem’ e a primeira edição foi a 6 de Junho, tendo ‘A Palavra’ como tema e decorrido na Praça das Flores. Pedro Saavedra afirma que ficaram “surpreendidos pela aceitação do público: "há pessoas que ficam fãs do conceito e cúmplices da ideia”, havendo sempre sugestões e pedidos de repetições.  

Texto editado por Ana Fernandes

 

Sugerir correcção
Comentar