Bryan Habana iguala recorde de Jonah Lomu

A África do Sul derrotou os EUA com o resultado mais desnivelado até ao momento no Mundial 2015. A Geórgia ajudou Portugal.

Foto
AFP

Bryan Habana igualou Jonah Lomu como o jogador com mais ensaios marcados num Campeonato do Mundo de râguebi. O ponta da África do Sul terminou o duelo contra os Estados Unidos com um hat-trick, num jogo onde os Springboks venceram por 64-0, o resultado mais desnivelado até ao momento na prova. Na outra partida realizada nesta quarta-feira, a Geórgia venceu a Namíbia (17-16), resultado que pode beneficiar muito Portugal.

Os primeiros 40 minutos no Estádio Olímpico, em Londres, entre sul-africanos e norte-americanos foram medíocres, mas com uma segunda parte de grande nível, a África do Sul bateu os Eagles de forma clara, confirmando que o deslize contra o Japão na estreia não passou de um acidente de percurso. Os Estados Unidos, que continuam no último lugar, tornaram-se na primeira selecção no Mundial 2015 a terminar um jogo sem qualquer ponto.

A partida, no entanto, teve duas partes distintas. Com uma exibição apática, os sul-africanos chegaram ao intervalo a ganhar por apenas 14-0, mas o intervalo serviu para acordar a selecção comandada por Heyneke Meyer. Menos de um minuto depois do jogo recomeçar, Bryan Habana fez o primeiro de três toques de meta no jogo, alcançado assim a marca de 15 ensaios em Campeonatos do Mundo, número que apenas tinha sido conseguido por Jonah Lomu, mítico jogador da Nova Zelândia que disputou os Mundiais de 1995 e 1999.

Com esta vitória, a África do Sul, que já disputou os quatro jogos no Grupo B, garantiu matematicamente o primeiro lugar do Grupo B e vai defrontar nos quartos-de-final, a 17 de Outubro, em Twickenham, o segundo classificado do Grupo A (Austrália ou País de Gales).

Em Exeter, assistiu-se, certamente, a uma das piores exibições da Geórgia nos últimos anos, mas o rival de Portugal no Torneio Europeu das Nações venceu a Namíbia, por 17-16, e somou a segunda vitória no Grupo C. Se a Nova Zelândia derrotar amanhã Tonga, os georgianos ficam apurados para o Mundial 2019, o que facilitará muito a qualificação da selecção nacional para a competição.

Embora no primeiro tempo a bola tivesse circulado quase sempre em mãos europeias (75% de ocupação do território), a Namíbia foi aproveitando os erros georgianos e, com a fiabilidade de Kotze no jogo ao pé, chegou ao intervalo a ganhar por 6-0.

Após o descanso e a jogar em superioridade numérica, a Geórgia conseguiu chegar à vantagem com um ensaio em força de Gorgodze, o incontestado líder georgiano. Cinco minutos depois, Malaguradze fez o segundo toque de meta dos Lelos e, com 14-6 no marcador, parecia que a partida estava decidida. Porém, os georgianos voltaram a complicar e permitiram que a Namíbia reduzisse com um ensaio de Kotze (17-16). A primeira vitória de sempre dos africanos num Mundial parecia possível, mas a Geórgia manteve o sangue frio e controlou a posse de bola nos minutos finais.

Sugerir correcção
Comentar