Ministros dos Negócios Estrangeiros em Tânger para discutir estabilidade no Mediterrâneo

Rui Machete co-preside pela última vez reunião do “Diálogo 5+5”, que junta os países do sul da Europa e Norte de África.

Foto
"O pedido de desculpas de Rui Machete" é o título do artigo de hoje Miguel Manso

É nesta quarta-feira que os chefes da diplomacia dos dez Estados do Mediterrâneo Ocidental se reúnem no “Diálogo 5+5” para debater a questão das migrações e do desenvolvimento económico do norte de África. A reunião é co-presidida por Portugal e Marrocos. Esta é a primeira reunião deste grupo após o deflagrar da crise migratória na Europa. O último encontro aconteceu em Maio de 2014, em Lisboa.

“A juventude” como garantia de um Mediterrâneo “estável e próspero” é o lema da 12ª reunião “Diálogo 5+5” entre os cinco países europeus Portugal, Espanha, França, Itália e Malta e os cinco representantes africanos Mauritânia, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia. Serão debatidos futuros projectos de cooperação em áreas como a segurança, economia e oportunidades para a população jovem.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português estará à frente da reunião juntamente com o gabinete marroquino pela última vez. Rui Machete deverá entregar a co-presidência a França, após dois anos de mandato em que organizou várias reuniões de sectores ligados ao Ambiente e Energias Renováveis, Transportes, Turismo e Segurança Interna.

No entanto, a participação e cooperação portuguesa com o Magrebe não termina por aqui. Como garantiu fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) à Lusa, vive-se uma altura de “grandes desafios políticos, económicos e sociais” e Portugal defende a necessidade de aumentar a entreajuda luso-africana em áreas importantes como a segurança, com destaque para a luta contra o terrorismo e radicalização dos jovens, migrações, educação, juventude e energia.

Aliás, Rui Machete já se deslocou a Espanha e Marrocos com esse objectivo. Segundo o MNE, Portugal tem ainda procurado dar maior ênfase ao MED 7, um programa de diálogos e promoção de integração mediterrânea que agrega sete Estados membros da União Europeia, em que a Grécia e o Chipre se juntam aos outros cinco da orla marítima ocidental.

O "Diálogo 5+5" é uma entidade informal estabelecida em Julho de 1990, tendo por base o Processo de Cooperação do Mediterrâneo Ocidental, com o objectivo de reforçar o diálogo político e a cooperação em áreas de interesse comum entre os países da bacia ocidental do Mediterrâneo e promover o desenvolvimento económico do Magrebe.

Notícia editada por Leonete Botelho

Sugerir correcção
Comentar