O Canadá é a primeira selecção a despedir-se do Mundial 2015 e a formação comandada pelo neozelandês Kieran Crowley abandona a competição com derrotas em todos os jogos, o que nunca tinha acontecido nas sete edições anteriores. Nesta terça-feira, em Leicester, os canadianos chegaram a ter a vitória na mão, mas a Roménia reagiu bem na parte final e garantiu o triunfo, por 17-15.
Num frente a frente entre selecções com filosofias de jogo diferentes, o Canadá começou por ter o ascendente. Procurando sempre circular a bola nas linhas-atrasadas, os canadianos chegaram ao intervalo a ganhar, com justiça, por 8-0 – o ponta DTH Van der Merwe marcou o quarto ensaio em quatro jogos.
O início da segunda parte parecia confirmar a superioridade do Canadá: Hassler, aos 44’, fez o segundo toque de meta. No entanto, a Roménia reagiu. Usando a sua principal arma – pack avançado -, os romenos começara a desgastar o adversário e graças a dois ensaios do seu capitão e número 8 Mihai Macovei, colocaram-se a um ponto dos canadianos, a seis minutos do fim (15-14).
E a decisão do jogo acabou por ser entregue a Florin Vlaicu. Sem um grande especialista no jogo ao pé, recaiu no primeiro centro de 29 anos a responsabilidade de chutar aos postes e, a menos de dois minutos do fim, o jogador do Steua Bucareste não tremeu e converteu uma penalidade a mais de 30 metros, dando a vitória à Roménia (17-15).
Números do Canadá-Roménia (15-17)
Ensaios:
Canadá – 2 (Van der Merwe, 33’; Hassler, 44’)
Roménia – 2 (Macovei, 53’ e 74’)
Penalidades convertidas:
Canadá – 1
Roménia – 1
Posse de bola:
Canadá – 54 %
Roménia – 46 %
Ocupação de terreno:
Canadá – 50 %
Roménia – 50 %
Metros percorridos:
Canadá – 497
Roménia – 241
Placagens realizadas:
Canadá – 86
Roménia – 116
Placagens falhadas:
Canadá – 10
Roménia – 19
Formações ordenadas a favor:
Canadá – 9 ganhas, 1 perdida
Roménia – 5 ganhas, 1 perdida
Alinhamentos conquistados ao adversário:
Canadá – 0
Roménia – 0
Penalidades concedidas:
Canadá – 16
Roménia – 10