Equipa da U.Minho aperfeiçoa tecnologia para gerir consumo de energia à distância

Projecto dos premiados no concurso EDP - Re:dy Challenge pode permitir uma poupança de "dezenas" de euros por ano

Foto
Marta Serrano/Unsplash

Uma equipa da Universidade do Minho (UMinho) vai "aperfeiçoar" uma tecnologia para gerir o consumo de energia à distância, permitindo poupar "dezenas" de euros por ano e promover um consumo sustentável. A missão foi confiada à equipa minhota após esta vencer o concurso EDP - Re:dy Challenge.

Em comunicado enviado esta quarta-feira, 30 de Setembro, à agência Lusa, a UMinho adianta que o objectivo do trabalho da equipa é alterar módulos de tecnologia existentes e dar-lhes novas funcionalidades em áreas como a "segurança e o conforto" dos consumidores, "propondo-se a inclusão de mecanismos que detectem situações de risco, como fugas de gás e alterações da atmosfera no interior da habitação ou do escritório".

Os premiados da Escola de Engenharia da UMinho propuseram ainda a utilização de lâmpadas inteligentes capazes de ajustar automaticamente a sua intensidade dentro do espaço habitacional, tendo em conta a luz natural disponível. "Pretende-se que o sistema actue de forma segura, com minimização de danos, e notifique automaticamente o cliente ou a empresa perante a detecção de ameaças. Os mesmos mecanismos permitem também minimizar as perdas de energia da habitação ou do escritório, garantindo o conforto atmosférico desejado. Estas poupanças superam os custos de aquisição e utilização do equipamento", explicam os professores Anabela Tereso e Luís Silva Dias, do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho.

Segundo os docentes, "a monitorização em tempo real do ambiente e a detecção precoce de situações de risco podem ser feitas através da web ou de uma aplicação para 'smarthphones'" e, em caso de fuga de gás, "o utilizador consegue activar, por exemplo, um sistema de ventilação com notificação automática para o seu telemóvel (SMS e chamada telefónica), podendo evitar uma situação de perigo".

Para a equipa, a distinção que lhe foi conferida no concurso EDP - Re:dy Challenge assume particular importância. "Este tipo de reconhecimento enriquece o nosso percurso pessoal e académico e aumenta as oportunidades de recrutamento, além de proporcionar maior visibilidade à UMinho, aproximando-a do tecido empresarial e abrindo portas para futuros projectos e parcerias", apontou um dos membros da equipa, Tiago Gomes, de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Na competição participaram, além desta equipa do Minho, alunos e professores das universidades de Aveiro, Coimbra, Nova de Lisboa, Évora, Algarve e dos institutos Politécnico de Bragança, Superior Técnico e Superior de Engenharia de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar