Literatura e moda unidas na Lello

Na noite da Porto Fashion Week’s Night Out, a livraria terá um programa especial

Foto
Há vários anos que Antero Braga vinha dizendo que tencionava passar a cobrar a entrada aos turistas Nelson Garrido

O dia 1 de Outubro trará outro glamour ao centro da Invicta. A noite da Porto Fashion Week’s Night Out tem como epicentro o Passeio dos Clérigos, mas estende-se a algumas ruas adjacentes, tendo um dos seus pontos fortes na livraria Lello.

O objectivo passa por potenciar a moda e oferecer aos transeuntes promoções e descontos, bem como para apresentar nas lojas as novas colecções. Mas a moda não é restrita e liga-se das mais variadas formas com outras temáticas – é neste contexto que a Livraria Lello, uma das mais emblemáticas do país, se associa ao evento. Carla Ribeiro, diretora de marketing, considera que a noite “será mágica: A livraria estará renovada em todo o seu conceito”.

Para além de alargar o horário de funcionamento, estando excepcionalmente aberta até às 23h30, a Lello organizará visitas guiadas, bilingues, para todos os que quiserem aproveitar a noite para a conhecer. Depois de, em Julho, terem tomado a decisão de cobrar uma entrada de três euros aos visitantes, que podem posteriormente ser descontados em compras, a Livraria abre uma excepção, permitindo a entrada gratuita no espaço. “Já queríamos implementar as visitas guiadas na livraria, mas nesta noite será uma estreia", afirma Carla Ribeiro. Sublinha, contudo, que estas visitas não serão diárias.

Numa simbiose entre a literatura e a moda, estará exposta uma criação dos Storytailors, um vestido inspirado num clássico da literatura. Este é aliás um tema que não é estranho aos criadores, que sempre pretenderam contar histórias com as suas criações, numa fusão de história, contemporaneidade e futuro, como referem no site. O espaço estará todo decorado, como sublinha Carla Ribeiro: “A livraria vai estar vestida para a festa, vai ser criada uma nova experiência livreira”. Contudo, os grupos serão compostos por cerca de 30 pessoas, que terão de reservar via Facebook e receber a confirmação para poderem disfrutar da iniciativa – “os grupos são limitados para não se perder a sensação de visita única, para que haja oportunidade de ver todos os detalhes da história, da arquitectura, das pessoas que aqui se inspiraram”, reitera. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar