Barreiro deita abaixo prédios e cria grande avenida até à zona industrial

Projecto de 1,2 milhões transforma Rua da União em avenida ampla repleta de zonas verdes e espaços públicos.

Fotogaleria
Como é hoje a ligação DR
Fotogaleria
Como ficará DR
Fotogaleria
Projecto de requalificação DR
Fotogaleria
Pormenor do projecto DR
Fotogaleria
Pormenor do projecto DR

A Rua da União, uma velha e apertada artéria do Barreiro que liga a zona industrial da Antiga CUF ao centro da cidade vai ser transformada numa grande avenida, ladeada de zonas verdes e amplos espaços públicos, num investimento de requalificação que é apresentado publicamente esta quarta-feira de manhã.

O projecto, de 1,2 milhões de euros, financiados pela Baia do Tejo, empresa do universo da Parpública que gere o parque industrial do Barreiro, prevê a demolição de um grande quarteirão de edifícios e dos muros que emparedavam a Rua da União, criando zonas verdes e novos espaços para usufruto público nos terrenos que continuam a ser propriedade privada.

As obras, com início previsto para Janeiro, têm um prazo de execução de nove meses, pelo que devem estar concluídas no último trimestre de 2016.

Segundo a administração da Baia do Tejo, a artéria, que actualmente se encontra emparedada entre os muros que limitam o parque industrial, vai passar a permitir a circulação de peões.   

“Passa a haver ligação pedonal, segura, privilegiada e agradável, desde o centro da cidade até à zona do lavradio”, disse ao PÚBLICO Sérgio Saraiva, administrador da empresa, acrescentando que a intervenção constitui “a primeira etapa da ligação directa do território da antiga CUF, actual Baia do Tejo, ao centro da cidade”.

A administração da baia do tejo diz ainda que “a obra terá um impacto positivo para toda a população, para os clientes do Parque Empresarial do Barreiro, que se tornará, assim, mais atractivo para acolher novas empresas e mais capaz de proporcionar uma melhor qualidade de utilização a todos os que aqui estão sediados”.

A ligação directa entre o centro da cidade e a zona industrial ficará concluída com uma posterior fase que ligará a obra agora projectada à rotunda do Fórum Barreiro.

Para preparar essa ultima fase, o projecto actual prevê que a rotunda do Largo Alexandre Herculano, conhecido como Largo das Obras, fique já com uma saída preparada para o terreno baldio onde será construída a via de ligação à rotunda do centro comercial, já no centro da cidade.

A obra apresentada esta quarta-feira vai abrir ao público o espaço envolvente à antiga residência de Alfredo da Silva, que é hoje a casa Museu Alfredo da Silva, que se encontra actualmente entre muros, praticamente inacessível, assim como o antigo posto da GNR, que vai ser totalmente requalificado e afecto a uma nova função destinada à comunidade.

Para além dos responsáveis da Baía do Tejo e da Risco, gabinete responsável pelo desenvolvimento do projecto, a sessão de apresentação vai contar com a presença da Câmara Municipal do Barreiro, e de outras entidades do Arco Ribeirinho Sul.

Sugerir correcção
Comentar