Volkswagen deverá recolher e reequipar 11 milhões de automóveis

Plano da fabricante alemã para lidar com o escândalo da manipulação de emissões passa por reequipar os veículos afectados.

Foto
Matthias Mueller, à esquerda na foto, substituiu Martin Winterkorn, que está a ser investigado por fraude AFP PHOTO / ODD ANDERSEN

A braços com o maior escândalo reputacional da marca, o novo presidente executivo do Grupo Volkswagen, Matthias Mueller, traçou um plano de acção que será posto em marcha dentro de dias. Numa reunião com cerca de mil executivos de topo da empresa, Mueller explicou que o plano passa por pedir “nos próximos dias” aos clientes com carros a diesel em que tenha sido utilizado o software que permite falsificar os dados das emissões poluentes que os possam reequipar.

Segundo a Reuters, Mueller adiantou ainda que estes dados técnicos serão enviados para validação das autoridades reguladoras em Outubro.

Em causa estão pelo menos cinco milhões de veículos da marca Volkswagen, 2,5 milhões da marca Audi e 1,2 milhões de automóveis Skoda. Esta terça-feira, a espanhola Seat reconheceu que comercializou 700 mil automóveis com o software irregular através da sua rede mundial. Mas os números divulgados pela Volkswagen dão conta de pelo menos 11 milhões de veículos afectados no conjunto do grupo.

Na reunião que decorreu na segunda-feira, ao final do dia, na sede da Volkswagen, em Wolfsburg, o novo presidente da fabricante alemã reconheceu que a missão é difícil: “Espera-nos um caminho longo e íngreme e muito trabalho”. Os progressos vão ser lentos e “haverá contratempos”, disse ainda o novo presidente da Volkswagen na comunicação aos quadros da companhia.

Matthias Mueller (ex-presidente da Porsche) substituiu na sexta-feira passada Martin Winterkorn na liderança do principal fabricante automóvel europeu. O ministério público alemão avançou com uma investigação sobre Winterkorn, que se demitiu na semana passada, após quase nove anos à frente da multinacional.

Esta madrugada ficou a saber-se que as acções do Grupo Volkswagen (que engloba as marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Seat e Porsche) vão ser retiradas dos índices de empresas sustentáveis do Dow Jones já a partir de 5 de Outubro. A fabricante alemã fica assim fora do índice que inclui as empresas melhor classificadas de acordo com critérios de sustentabilidade económica, social e ambiental.

Depois do choque da Volkswagen, as autoridades japonesas entenderam não correr riscos e pediram à Toyota, Nissan, Mazda e Mitsubishi Motors que procedam a verificações para assegurar que os seus veículos a diesel respeitam as normas de emissões.

 

 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários