Inquérito diário: Coligação com vantagem de 5,9 pontos sobre o PS

Bloco de Esquerda é quem mais sobe e consegue o seu melhor resultado desde o início do inquérito da Intercampus para o PÚBLICO, TVI e TSF. PS cai 0,9 pontos.

Foto

A coligação Portugal à Frente (PaF), constituída pelo PSD e CDS, obtém a maior vantagem de sempre, de 5,9 pontos percentuais, sobre o PS, na projecção, com distribuição de indecisos, do inquérito da Intercampus para o PÚBLICO, TVI e TSF.

No estudo, cujo trabalho de campo decorreu entre os dias 24 e 27 de Setembro e no qual foram entrevistados 1025 indivíduos, a projecção das pessoas que afirmam não saber em quem votam ou que se recusam a responder é de 21,4%.

O PaF de Passos Coelho e Paulo Portas consegue 37,9%, o que significa uma descida de duas décimas face ao inquérito da véspera, enquanto os socialistas de António Costa obtêm 32,1%, o que representa uma queda de 0,9 pontos.

A Coligação Democrática Unitária (CDU), integrada pelo PCP e Os Verdes, alcança 9,1%, uma décima mais que no anterior inquérito. Por seu lado, o Bloco de Esquerda, com uma subida de 0,8 pontos, passa a ter 7,5%, o melhor resultado desde o início da publicação destes estudos em 21 de Setembro.

Veja a evolução desta tracking poll

Os outros partidos passam a ter a preferência de 3,9% dos inquiridos, menos duas décimas, enquanto os votos brancos e nulos também caem 0,3 pontos, passando a 9,4%.

Por distribuição etária e entre as duas principais forças concorrentes às eleições de 4 de Outubro, o PaF está à frente em todos os três escalões considerados. Ou seja, dos 18 aos 34, dos 35 aos 54, e dos 55 e mais anos. Por regiões, mantém-se a liderança da coligação de Passos e Portas no Norte, Centro, Lisboa e Algarve. Por seu lado, os socialistas de Costa continuam à frente no Alentejo.

Entre as forças sem representação parlamentar, o Partido Democrático Republicano de Marinho e Pinto continua a liderar, agora com 0,7%, empatado com o PAN [Pessoas, Animais, Natureza]. Seguem-se o Livre/Tempo de Avançar e o Partido Nacional Renovador, ambos com 0,5%. São, apenas, dados indicativos, dada a dimensão restrita do universo.

Ficha técnica
Sondagem realizada pela Intercampus para TVI, PÚBLICO e TSF com o objectivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional incluindo a intenção de voto para as próximas eleições legislativas de 2015. O universo é constituído pela população portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal continental. A amostra é constituída por 1025 entrevistas, recolhidas através de entrevista telefónica, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os lares foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma matriz de estratificação que compreende a Região (NUTS II). Os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo e Idade (3 grupos). Os trabalhos de campo decorreram entre 23 e 26 de Setembro de 2015. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,1%. A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 58,1%.

O que é uma tracking poll
Uma tracking poll é um inquérito diário, que, mais do que os números do dia, indica a evolução das tendências de subida e descida das intenções de voto nos partidos. Trata-se de um exercício com longa tradição nos Estados Unidos e que ganha especial relevância num cenário de grande imprevisibilidade de resultados.

“As sondagens são retratos do momento”, explica António Salvador, director-geral da empresa de estudos de mercado Intercampus. A tracking poll, por seu turno, é uma fotografia em movimento do impacto da campanha nos eleitores, uma “observação diária das percepções dos portugueses” a partir do estudo de uma amostra em permanente renovação.

No primeiro dia, 21 de Setembro, a Intercampus apresentou os resultados de 750 entrevistas telefónicas. No dia seguinte, foram realizadas mais 250 entrevistas que se somam às anteriores, perfazendo um total de 1000. Posteriormente, todos os dias são somadas outras 250 novas entrevistas e retiradas as 250 menos recentes, mantendo o total de cerca de 1000. O objectivo é renovar a amostra e evitar uma acumulação de respostas que iria diluir as variações diárias das intenções de voto.

A amostra, seleccionada aleatoriamente, é rigorosamente representativa da população de Portugal Continental em termos de género e de idade.

A 29 de Setembro, o PÚBLICO e a Intercampus vão divulgar uma última grande sondagem antes das legislativas de 4 de Outubro, com 1000 inquiridos a simular o voto em urna.

São os indecisos que decidem a sorte das eleições?
 

Sugerir correcção
Ler 96 comentários