We Art Water: um festival para despertar consciências

A organização deste festival internacional vai premiar curtas-metragens que alertam para a acessibilidade à água e ao saneamento. As inscrições abrem no dia 2 de Outubro

Foto
Mariana Bazo/Reuters

Portugal irá receber pela primeira vez o We Art Water Film Festival, concurso internacional que premeia curtas-metragens sobre a problema de acesso à água e ao saneamento no mundo.

A apresentação do festival está aberta a toda a comunidade e acontecerá no dia 30 de Setembro, no Roca Lisboa Gallery, sendo necessário confirmar a presença (online).

O festival, que este ano celebra a sua terceira edição, terá três categorias: micro-documental, micro-ficção e micro-animação. Quem quiser ter o seu trabalho exposto neste evento pode enviar as curtas-metragens até 26 de Fevereiro do próximo ano. Todos podem participar sob a condição de submeter online obras cinematográficas com a duração de um a três minutos e que abordem a falta de recursos hídricos no mundo, alertando e sensibilizando a sociedade para este problema.

“O júri, formado por actores e realizadores de reconhecido prestígio, premiará as melhores curtas de cariz social e ambiental, num concurso que contará com participantes de todo o mundo”, revela a organização num comunicado.

O anúncio dos finalistas e a cerimónia de entrega de prémios será em Maio de 2016, no Roca Madrid Gallery. As melhores curtas-metragens em cada uma das três categorias recebem 3.000 euros e haverá um prémio atribuído pelo público no valor de 1.000 euros, que poderão votar na sua curta-metragem preferida através do facebook e do site do evento.

Tal como nas duas edições anteriores, as obras finalistas serão divulgadas online e serão projectadas nos espaços Roca Gallery em Barcelona, Madrid, Lisboa, Xangai e Londres.

O festival é organizado em parceria com a fundação We are Water criada em 2010 com o objectivo de reflectir sobre a necessidade de criar uma nova cultura de água, que permita o desenvolvimento justo e uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Sugerir correcção
Comentar