Inquérito diário: Coligação mantém vantagem de 4,7 pontos sobre o PS

Passos e Portas lideram no Norte, Centro e Lisboa.

Foto

A coligação Portugal à Frente (PaF), integrada pelo PSD e CDS-PP, mantém uma vantagem de 4,7 pontos percentuais sobre os socialistas. Esta é a principal conclusão do inquérito diário da Intercampus para o PÚBLICO, TVI e TSF, cujo trabalho de campo decorreu entre 22 e 25 de Setembro num total de 1025 entrevistas telefónicas.

A coligação de Passos Coelho e Paulo Portas obtém 37,5% e o PS de António Costa 32,8%, estando separados por uma diferença superior à margem de erro, que é de 3,1%. Assim, as duas principais forças concorrentes às eleições legislativas de 4 de Outubro tiveram uma subida de 0,5 pontos face ao inquérito da véspera.

Veja a evolução desta tracking poll

Por seu lado, a Coligação Democrática Unitária (CDU), constituída pelo PCP e Os Verdes, alcança 8,9%, o que traduz uma diminuição de 0,3 pontos. Em contrapartida, o Bloco de Esquerda consegue 6,7%, uma subida de 0,6 pontos, e o seu melhor resultado desde o início deste estudo.

A projecção, com distribuição de indecisos, para os outros partidos, reserva-lhes 4,5%, uma queda de 0,9 pontos. Também os votos brancos e nulos têm uma descida de meio ponto, situando-se em 9,6%.

Por faixa etária, o PS está ligeiramente à frente na dos indivíduos entre os 35 e 54 anos com 24,9% e 0,6 pontos de vantagem sobre o PaF. Nos outros dois segmentos considerados – 18 a 34 e 55 e mais anos -, a coligação governamental lidera.

Por regiões, o inquérito não tem novidades em relação ao estudo anterior. Passos e Portas são preferidos no Norte, Centro e Lisboa, enquanto as propostas de Costa são as mais bem avaliadas no Alentejo e no Algarve. Deste modo, a bacia do Tejo constituiu-se em fronteira na divisão da direita e esquerda.

Entre as forças sem representação parlamentar, o Partido Democrático Renovador (PDR) de Marinho e Pinto continua à frente com 1,1%, obtendo o seu melhor score na faixa etária dos 18 aos 34 anos. É seguido pelo PCTP/MRPP, do também advogado Garcia Pereira, e pelo “Pessoas, Animais e Natureza” (PAN), ambos com 0,5%.

A coligação Partido Trabalhista Português/Agir obtém 0,4%, enquanto o Livre/Tempo de Avançar de Rui Tavares consegue 0,3%.

Ficha técnica

Sondagem realizada pela Intercampus para TVI, PÚBLICO e TSF com o objectivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional incluindo a intenção de voto para as próximas eleições legislativas de 2015. O universo é constituído pela população portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal continental. A amostra é constituída por 1025 entrevistas, recolhidas através de entrevista telefónica, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os lares foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma matriz de estratificação que compreende a Região (NUTS II). Os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo e Idade (3 grupos). Os trabalhos de campo decorreram entre 22 e 25 de Setembro de 2015. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,1%. A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 59,5%.

 

Notícia alterada às 12h53
 

Sugerir correcção
Ler 56 comentários