Internet de banda larga chega a pequeno e médio curso da Lufthansa em 2016

Depois de ter feito história ao operar o primeiro voo regular com acesso à Internet de banda larga, a 15 de Janeiro de 2003, a Lufthansa prepara-se para, no Verão de 2016, alargar o seu serviço FlyNet às ligações de pequeno e médio curso

Foto
Albert Gea/Reuters

A Lufthansa, caso venha a concretizar a sua intenção, será "a primeira companhia aérea de voos regulares na Europa a oferecer banda larga a bordo dos seus voos de pequeno e médio curso". O serviço deverá estar disponível em toda a frota apenas no Verão de 2016, mas logo no início do ano a companhia prevê começar a equipar os seus aviões com esta nova tecnologia.

O novo serviço da Lufthansa tem como parceira a empresa britânica de telecomunicações via satélite Inmarsat e baseia-se na tecnologia desta da rede Global Xpress, prometendo "cobertura fiável e ininterrupta nos voos de pequeno e médio curso".

O serviço permitirá aos passageiros usar a Internet de banda larga nos seus próprios aparelhos através de uma rede sem fios. Além disso, dependendo do contrato que têm com os seus operadores, os passageiros poderão usar os seus telemóveis para enviar e receber SMS e para transferir dados. As chamadas telefónicas a bordo, porém, continuarão a não ser permitidas.

A Lufthansa operou o primeiro voo regular do mundo com acesso à Internet de banda larga a 15 de Janeiro de 2003, depois de quase um ano de testes. No entanto, o serviço acabaria por ser suspenso após os satélites necessários à operação terem sido desligados. O FlyNet voltou a estar disponível em Dezembro de 2010 para os voos intercontinentais — excepção feita ao espaço aéreo da China.

Sugerir correcção
Comentar