Delírios do deserto funk australiano

Uma banda soul/funk a deixar aguados Animal Collective, Erykah Badu e Prince? Sim, existe, chama-se Hiatus Kaiyote e tem em Choose Your Weapon um surpreendente disco de revelação.

Foto

Há que amar uma história de reconhecimento global que começa em Avey Tare (dos Animal Collective) e, em cinco curtos passos, chega a Erykah Badu. E é tão milagrosamente fácil de seguir que os australianos Hiatus Kaiyote conseguem reconstituir toda a cadeia que fez com que de uma banda de nome estranho, e a que logo se torceriam o nariz e o pescoço por precaução, se transformasse numa banda de nome estranho a que logo meio mundo se quer entregar sem resistência antes de ouvir a primeira nota

Caminhemos então por essa cadeia de gente rendida a esta sonoridade soul/funk polvilhada de psicadelismo com trejeitos futuristas: Avey Tare ouviu um qualquer tema dos Kaiyote na rádio, ficou suficientemente impressionado para falar disso a Angel Deradoorian (ex-Dirty Projectors), Angel partilhou a descoberta com o baterista, produtor e homem forte dos The Roots ?uestlove, este passou a palavra a James Poyser (compositor ao serviço de Erykah Badu) e Poyser mostrou o quarteto-maravilha australiano a Badu.

?uestlove não demorou a fazer saber que muito de vez em quando surge uma banda pela qual está disposto a alienar amigos (não esclarecendo se tal se deve a varrer da sua vida quem não partilhe o seu entusiasmo, se será motivo de ofensa mortal para alguns o facto de declarar publicamente a sua admiração por um grupo de desconhecidos e não por gente próxima que lhe implora 15 segundos de abnegada publicidade, se simplesmente tem de cortar no número de amizades por deixar de ter tempo para todos a fim de poder ouvir esta música em paz); Badu anunciou, sem rodeios, estar apaixonada. Meses mais tarde, também Prince partilhou o vídeo de Nakamarra no Twitter, incitando os seus seguidores a clicarem no link até à revelação daquela banda alojada, entre milhões de outras, no mesmo YouTube em que todos aguardam impacientemente a sua sorte. O vídeo, por estes dias, conta com mais de 1,2 milhões de visualizações.

Graças a esse coro ecléctico de admiração, do universo pop em estrepitosa expansão assinado pelos Animal Collective ao soul/funk aberto à contaminação de Badu, percebe-se, com um mínimo de rigor, a paisagem que se encontra nos dois álbuns dos australianos: soul e funk, com certeza, mas sobrevivente a pazadas de psicadelismo, viagens imaginárias a África e uma tal porosidade a diferentes géneros que, no capítulo da excentricidade pop, se diria o primo tardio (e nos antípodas) dos idos Mler Ife Dada. Ouvindo Tawk Tomahawk e o fabuloso segundo álbum Choose Your Weapon, não é fácil acreditar que esta música que complexifica a soul tenha, em grande parte, surgido na ressaca de um desaire amoroso da vocalista Nai Palm e resulte, antes de mais, de um mês a acampar no deserto, num processo solitário de purga afectiva.

Nakamarra from Hiatus Kaiyote on Vimeo.

No regresso, Nai começou de imediato a procurar uma banda que a auxiliasse a engrandecer as canções que bolçara no retiro. “Conheci-a na rua quando ela veio falar comigo à porta de um café”, conta o baterista Perrin Moss ao Ípsilon. E talvez seja esse lado algo acidental da forma como os Hiatus se juntaram que permite a emergência de uma música tão pouco lógica, juntando gente com os ouvidos enfiados em funk da década de 70, na cantora maliana Oumou Sangaré, em jazz, música clássica indiana e beats de toda a proveniência ou na electrónica-noise-punk dos Lightning Bolt – que tudo isto se junte e, sobretudo, que faça sentido, é uma vitória troante contra o bom-senso. Custa verdadeiramente a crer que estes estremeções de ritmo trazendo a reboque sintetizadores esfusiantes, como Shaolin monk motherfunk, Breathing underwater ou Swamp thing, possam ter alguma vez existido como temas para voz e guitarra.

“Acho que temos sorte”, comenta Moss sobre esta união de esforços que a poucos pareceria uma boa formulação teórica. “Acontece simplesmente sermos o grupo certo de pessoas na mesma sala. É muito interessante estarmos a aprender como pensam os nossos companheiros de banda e, aos poucos, apercebermo-nos de como as ideias de todos acabam por estar ligadas.”

Duro, muito duro

Kaiyote é nome de uma agência de viagens especializada em programas de observação de pássaros. Nai Palm é uma confessa apaixonada por ornitologia; ainda assim, a corruptela de coiote e a sua coincidência com o nome da agência é um mero acaso, uma confirmação apenas de que a bizarria dos australianos encontra eco no mundo. Tal eco, graças também ao prestigiado clube de fãs que reuniram logo com o lançamento de Tawk Tomahawk, em 2013, apanhou-os de surpresa e, por outro lado, atirou-os para uma vida para a qual não estavam preparados. Tanto assim que Choose Your Weapon foi composto nos pequenos intervalos escavados a custo entre as constantes solicitações para digressões. “Fomos tocando, continuámos e continuámos”, diz Perrin, lembrando o estado de transe em que a banda se viu metida. "Queríamos lançar um novo álbum mas não conseguíamos, estávamos cansados e cheios de concertos, até que percebemos que isto não pára, está sempre em movimento."

Apesar de afirmar que os quatro já se habituaram a este ritmo, Perrin vai repetindo que “é duro, muito duro” suportar este modo de vida. “Continuamos a fazê-lo, mas andamos exaustos, ficamos com o corpo todo fodido.” E é por isso que parecem soar as campainhas da inevitabilidade quando se pergunta se não estará na hora de se mudarem para a Europa ou os Estados Unidos, lugares a partir dos quais seria menos penoso, oneroso e demorado partir em digressão – cujo roteiro costuma incidir, precisamente, nesses territórios. “Talvez estivéssemos um pouco menos longe de casa se vivêssemos em Londres ou em Nova Iorque porque os concertos seriam mais frequentes e mais concentrados geograficamente, não teríamos de fazer estes rounds muito intensos”, concede Mason.


A situação do grupo, no entanto, pode estar prestes a mudar – se a sua crescente reputação mundo fora equilibrar as contas ao proporcionar um menor número de concertos e mais bem pagos. Mas é também verdade que ouvindo Choose Your Weapon pode intuir-se que todo o cansaço não será de mais se tiver como consequência entre os músicos esta tão aguda ausência de filtros que, como o confirma Moss, uma canção só é dada por terminada quando está já a abarrotar de ideias de todos. Perrin diz que até gostava que a música dos quatro se simplificasse, mas o mais natural seria esse tratamento de limpeza acabar por trair uma música a que chamam, numa auto-ironia que não despreza um mínimo de preciosismo, “multidimensional polyrhythmic gangster shit”.

Sugerir correcção
Comentar