Wallabies ficaram-se pelo objectivo mínimo

A Austrália estreou-se no Mundial 2015 com um triunfo frente às Fiji, mas não alcançou o bónus ofensivo

A exibição foi apenas assim-assim e os três ensaios marcados não permitiram que a Austrália igualasse a Inglaterra no topo do Grupo A, com cinco pontos, mas os Wallabies atingiram o objectivo mínimo na estreia do Mundial 2015: vitória contra as Fiji, por 28-13.

 

A jogar na casa da concorrência directa na luta por um lugar nos quartos-de-final (Millennium Stadium, em Cardiff), a Austrália teve sempre a partida controlada, mas o confronto contra o vizinho da Oceânia acabou por ser pouco estimulante.

PÚBLICO -
Foto

 

PÚBLICO -
Foto

A primeira parte foi o melhor período dos australianos, que à meia hora de jogo venciam por 15-3, com dois ensaios do terceira-linha dos Brumbies David Pocock. O terceiro toque de meta dos Wallabies chegou apenas três minutos depois do intervalo (Sekope Kepu), mas com 20 pontos de vantagem (23-3), a Austrália tirou o pé do acelerador e, com isso, acabou por desperdiçar o bónus ofensivo.

 

Apesar de os fijianos já terem nas pernas um desgastante duelo contra a Inglaterra, realizado cinco dias antes, foi a equipa comandada pelo neozelandês John McKee que esteve por cima na parte final e, a 20 minutos do fim, o abertura Ben Volavola aproveitou a macia defesa australiana para fazer o merecido ensaio de Fiji.

 

A diferença final de quinze pontos (28-13) é a menor entre as duas selecções desde 1984. Após essa data, a Austrália jogou seis vezes contra Fiji, vencendo sempre por margens superiores a 22 pontos.

 

Números do Austrália-Fiji (28-13)

 

Ensaios:

Austrália – 3 (Pocock, 26’ e 31’; Kepu, 43’)

Fiji – 1 (Volavola, 60’)

 

Penalidades convertidas:

Austrália – 3

Fiji – 2

 

Posse de bola:

Austrália – 47 %

Fiji – 53 %

 

Ocupação de terreno:

Austrália – 47 %

Fiji – 53 %

 

Metros percorridos:

Austrália – 359

Fiji – 324

 

Placagens realizadas:

Austrália – 122

Fiji – 83

 

Placagens falhadas:

Austrália – 18

Fiji – 15

 

Formações ordenadas a favor:

Austrália – 4 ganhas, 1 perdida

Fiji – 2 ganhas, 0 perdidas

 

Alinhamentos conquistados ao adversário:

Austrália – 2

Fiji – 3

  

Penalidades concedidas:

Austrália – 12

Fiji – 13