Viseu aposta em medidas de combate à interioridade

As medidas deverão ser adoptadas até ao início do próximo ano.

Foto
Nunca foi suscitada a questão de saber se a limitação tinha efeitos territoriais ou "transterritoriais" na redacção da lei Adriano Miranda

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que está a ser elaborado um pacote de medidas para combater a interioridade de algumas freguesias mais sensíveis do concelho.

"Adoptaremos no município, até ao início de 2016, um pacote de medidas voltado para combater a interioridade dessas freguesias, a hemorragia populacional e a desertificação económica", concretizou.

Durante a sessão solene comemorativa do Dia do Município de Viseu, que decorreu no Teatro Viriato, Almeida Henriques explicou que o pacote terá medidas especiais de fiscalidade municipal e de estímulo económico, social e cultural.

"Será, na prática, um choque territorial positivo a pensar nas freguesias que mais precisam de fixar população, de criar actividades geradoras de emprego e riqueza, de fomentar a atractividade", acrescentou.

O autarca de Viseu sublinhou que o município a que preside não se limita a pedir ao Governo uma excepção para as freguesias do concelho com baixa densidade.

"Para além do crescimento superior a 25% na transferência de meios para as freguesias, a Câmara descentralizou competências e olhou com especial atenção as freguesias mais sensíveis, demográfica e economicamente falando", referiu.

Ao longo do seu discurso, Almeida Henriques apontou ainda que o centro histórico de Viseu é a "jóia sensível" da cidade, onde é necessário "fomentar a atractividade económica e turística", ao mesmo tempo que criam "mais qualidade de vida para quem ali reside ou trabalha". 

Sobre o concurso de ideias para a revitalização e cobertura do Mercado 2 de Maio, situado em pleno coração da cidade, o autarca informou que está concluído.

"Esta quarta-feira será aprovado o seu relatório final, que contou com a assessoria da Ordem dos Arquitectos. Assumo aqui o compromisso de sujeitar os projectos propostos a consulta pública, convocando todos os munícipes a pronunciarem-se sobre as ideias a concurso e aquelas que o venceram", disse.

No seu entender, esta vai ser uma intervenção estruturante na revitalização daquela praça história, que tem procurado "reanimar com persistência".

"Devidamente integrada na arquitectura do lugar, a cobertura do Mercado 2 de Maio pode superar os problemas estruturais de funcionalidade e frequência desta praça nas épocas de inverno e verão", concluiu.

Esta ocasião serviu também para o Município de Viseu distinguir cinco "empreendedores relevantes e embaixadores da cidade-região", sendo atribuída a Medalha de Ouro da Cidade aos empresários António da Costa Vidal (Marcovil) e Fernando Nunes (Visabeira), aos investidores na "diáspora" Manuel Bernardo Pires de Almeida e Silvério Soares da Silva e ao "empreendedor social e cultural" António Lopes Pires.

 

Sugerir correcção
Comentar