Gorgodzila deixa Portugal mais perto do Mundial 2019

A Geórgia derrotou Tonga, por 17-10, um resultado que se pode revelar-se muito benéfico para a selecção nacional

Mesmo não estando presente em Inglaterra, depois da vitória da Geórgia neste sábado contra Tonga é muito provável que Portugal saia vencedor do Mundial 2015. Liderada por Mamuka “Gorgodzila” Gorgodze, o carismático líder georgiano, a selecção europeia venceu por 17-10 e ficou muito perto de garantir o apuramento directo para o Campeonato do Mundo no Japão, dentro de quatro anos, deixando de ser um rival para a selecção nacional no apuramento europeu.

 

Com a Namíbia vários furos abaixo de todas as outras selecções no Grupo C, o duelo entre a Geórgia e Tonga era quase uma final na luta pelo terceiro lugar, que garante o acesso directo para o Mundial 2019. Para Portugal, era de todo o interesse que os georgianos, claramente a melhor selecção do Torneio Europeu das Nações, saísse vencedora neste sábado de Gloucester, e foi isso que aconteceu.

Foto

 

Foto

Tonga até começou melhor, mas depois de um início pautado por muito respeito mútuo e três pontos para cada lado, surgiu o incontornável “Gorgodzila”. Aos 28’, após um ruck, Mamuka Gorgodze, capitão georgiano e jogador do RC Toulon, aproveitou uma brecha na defesa de Tonga e, em força, só parou depois de travessar a linha de ensaio (10-3).

 

Na segunda parte, os georgianos continuaram a dominar e, apesar do desastrado jogo dos seus pontapeadores (Kvirikashvili e Malaghuradze), voltaram a provocar estragos pelo seu pack avançado: aos 57’, o terceira-linha Giorgi Tkhilaishvili arrancou junto à linha e fez o segundo ensaio (17-3).

 

Só a partir daí Tonga acordou. Nos últimos 20 minutos, os tonganeses instalaram-se no meio campo da Geórgia, mas encontraram pela frente o sólido muro georgiano. Placando tudo o que surgia pela frente - terminaram o jogo com 213 placagens feitas! -, os europeus foram travando a selecção do Pacífico, que apenas aos 72’ conseguiria chegar ao ensaio, pelo ponta Vainikolo (17-10).

 

Números do Tonga-Geórgia (10-17)

 

Ensaios:

Tonga – 1 (Vainikolo, 72’)

Geórgia – 2 (Gorgodze, 28’; Tkhilaishvili, 57’)

 

Penalidades convertidas:

Tonga – 1

Geórgia – 1

 

Posse de bola:

Tonga – 72 %

Geórgia – 28 %

 

Ocupação de terreno:

Tonga – 74 %

Geórgia – 26 %

 

Metros percorridos:

Tonga – 397

Geórgia – 206

 

Placagens realizadas:

Tonga – 48

Geórgia – 213

 

Placagens falhadas:

Tonga – 11

Geórgia – 16

 

Formações ordenadas a favor:

Tonga – 4 ganhas, 0 perdidas

Geórgia – 9 ganhas, 2 perdidas

 

Alinhamentos conquistados ao adversário:

Tonga – 0

Geórgia – 1

 

Penalidades concedidas:

Tonga – nd

Geórgia – 12

Sugerir correcção
Comentar