Apresentação das selecções do Mundial: Samoa

Os samoanos foram uma das revelações em 2011 e vão discutir com a Escócia um lugar nos quartos-de-final

Há quatro anos, na Nova Zelândia, Samoa realizou um Mundial de grande nível, mas apesar de ter dado muita luta à África do Sul (13-5) e ao País de Gales (17-10), acabou por não conseguir o apuramento para os “quartos”. Agora, em Inglaterra, os samoanos têm um grupo mais acessível e se conseguirem estar ao seu melhor nível, a Escócia pode ter muitos problemas.

 

Samoa é liderada por Stephen Betham, que assumiu o comando dos samoanos em 2012, um técnico que vem apostando na tentativa de melhoria nas fases estáticas, procurando ter um pack mais organizado. A equipa conta com jogadores experientes, nomeadamente Sinoti Sinoti e Alessana Tuilagi.

Foto

 

Foto

As lacunas da equipa residem na falta de um “9” e um “10” capazes de fazerem uma boa gestão de jogo, havendo uma clara limitação no jogo aos pés, seja aos postes, para ganho de território ou para limpar a pressão.

 

Entre as figuras da equipa, destacam-se Jack Lam, o asa de 27 anos do Bristol que é um trabalhador incansável, e Tim Nanai-Williams, um defesa com bom jogo de pés e velocidade, que se pode revelar importante no contra-ataque.

 

Nos jogos de preparação, os samoanos perderam por 19-25, frente aos Wasps, e por 24-27 contra os Barbarians, dando, no entanto, uma boa réplica.

 

Curiosidade:

Samoa é uma pequena ilha perdida no meio do Pacífico, com apenas 185 mil habitantes, que mantêm fortes ligações com a Nova Zelândia. Este facto tem prejudicado a selecção samoana, já que muitos jogadores nascidos neste país acabam por optar por representar a selecção dos All Blacks. Foi o que sucedeu com Tana Umaga, um dos melhores e mais mediáticos jogadores mundiais de râguebi dos últimos anos, que chegou a ser o capitão da Nova Zelândia.

 

Jogos na Fase de Grupos

20/09: Samoa-EUA, 12h00

26/09: África do Sul-Samoa, 16h45

03/10: Samoa-Japão, 14h30

10/10: Samoa-Escócia, 14h30

 

Convocados

Avançados: Viliamu Afatia, Jake Grey, Logovii Mulipola, Anthony Perenise, Sakaria Taulafo, Wayne Ole Avei, Manu Leiataua, Motu Matu'u, Faatiga Lemalu, Filo Paulo, Kane Thompson, Joe Tekori, Maurie Faasavalu, Alafoti Faosiliva, TJ Ioane, Jack Lam, Vavae Tuilagi, Ofisa Treviranus.

Três-quartos: Vavao Afemai, Kahn Fotuali'i, Patrick Faapale, Tusiata Pisi, Mike Stanley, Rey Lee Lo, Johnny Leota, George Pisi, Paul Perez, Faatoina Autagavaia, Ken Pisi, Tim Nanai Williams, Alesana Tuilagi.

Sugerir correcção
Comentar