Arquivado processo contra Horta e Costa no caso Mensalão

Antigo presidente da Portugal Telecom diz que foi ilibado

Foto
Acções de Miguel Horta e Costa como presidente da PT estão em causa Nuno Ferreira Santos

O antigo presidente da Portugal Telecom Miguel Horta e Costa disse hoje que foi arquivado o inquérito em que havia sido constituído arguido no Brasil, no âmbito do caso de corrupção Mensalão.

"Não houve acusações, o que houve foi um inquérito, e esse inquérito teve um despacho de arquivamento e de encerramento dos autos, o que significa que realmente fui ilibado das suspeitas que sobre mim recaíam sobre pretensos factos ocorridos há 11 e 12 anos no Brasil", precisou. O ex-presidente da Portugal Telecom fora, em Janeiro deste ano, constituído arguido no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, no âmbito de uma investigação aberta pelo Ministério Público na sequência de uma carta rogatória enviada para Portugal pelas autoridades brasileiras.

Em 2012, o publicitário brasileiro Marcos Valério, condenado como executor do Mensalão, afirmou que o ex-presidente brasileiro Lula da Silva teria negociado directamente com Miguel Horta e Costa, então presidente da Portugal Telecom, um pagamento da operadora portuguesa para o seu partido.  Horta e Costa negou logo na altura o envolvimento no caso.

O Mensalão envolvia esquemas de compra de votos para aprovação de projectos, tendo marcado os governos do Partido dos Trabalhadores, então liderado por Lula da Silva.

 

 

Sugerir correcção
Comentar