Axpo adquire 25% da companhia Goldenergy

Companhia suíça de energia não avança com valores para o negócio.

Foto
Axpo tem uma quota de mercado de 1,3% no segmento de clientes empresariais. REUTERS / Michael Dalder

A Axpo, uma multinacional com sede na Suíça, anunciou nesta-terça feira a aquisição de 25% da companhia Goldenergy, pertencente ao grupo Dourogás.

No dia a seguir à publicação da nota da Autoridade da Concorrência (AdC) que dava conta do negócio, a subsidiária ibérica da empresa suíça veio esta terça-feira anunciar a percentagem do capital que pretende adquirir. O valor, no entanto, ficou por revelar.

A Axpo, que produz e comercializa energia em vários mercados europeus, entra assim no capital da Goldenergy, uma empresa que integra o grupo Dourogás e que actua no abastecimento de gás natural e electricidade a clientes industriais e a grandes consumidores.

Na informação enviada às redacções, a Axpo regista o “índice de crescimento significativo” da Goldenergy “na transição dos consumidores do mercado regulado para o mercado livre”, bem como “uma carteira de 250 mil clientes dos serviços de electricidade e gás natural distribuídos por vários segmentos de consumo” como factores decisivos para o negócio.

Os suíços querem reforçar a presença no mercado português, onde já têm uma quota de mercado de 1,3% no segmento de clientes empresariais. Com esta operação, a empresa alarga o leque de consumidores para clientes de menor consumo, das pequenas e médias empresas e dos consumidores residenciais.

O negócio está ainda sujeito à aprovação das autoridades reguladoras e a Axpo prevê que fique concluído no próximo mês de Outubro. A companhia refere também no comunicado que a compra não “não provocará alterações na equipa de gestão, na estrutura empresarial nem nos postos de trabalho da Goldenergy”.

Sugerir correcção
Comentar