Portugal garante um excelente 4.º lugar no Europeu

A selecção nacional feminina de sevens de sub-18 conseguiu melhorar a prestação do ano passado no Campeonato da Europa

Foto
DR

Depois de no ano passado a selecção nacional feminina ter conseguido um baptismo prometedor no 1.º Campeonato da Europa de sevens de sub-18 ao alcançar o sexto lugar, na segunda edição da prova a equipa portuguesa superou as expectativas e finalizou a competição num excelente quarto lugar.

Após conseguir o terceiro lugar no difícil Grupo A, do qual fizeram parte mais duas semifinalistas (Inglaterra e Alemanha), Portugal começou por defrontar neste domingo a Holanda, nos quartos-de-final. Perante a terceira classificada no ano passado, que tinha vencido todos os jogos na véspera, as jovens portuguesas estiveram brilhantes. Portugal entrou bem no jogo e conseguiu marcar dois ensaios e ganhar uma vantagem de 10-0, resistindo depois à reacção holandesa e garantindo o apuramento para as meias-finais (10-7).

Seguiu-se um duelo com a Espanha, onde Portugal não teve hipóteses. As espanholas foram superiores e justificaram o favoritismo para a partida, assegurando a qualificação para a final com uma vitória por 22-0.

Foto

A meritória presença portuguesa em Liérse, na Bélgica, ficou concluída com novo reencontro com a Alemanha, no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar, e as germânicas confirmaram ser, a par e Portugal, as revelações do Europeu. Tal como tinha acontecido na fase de grupos, as alemãs mostraram muita qualidade e ao intervalo já venciam por 14-0. Na segunda parte, a Alemanha acabaria por conseguir o terceiro ensaio, que fixou o resultado final em 19-0.

Apesar de falhar um lugar no pódio, a jovem equipa comandada por João Pedro Catulo abandona a Bélgica com a missão mais do que cumprida e uma classificação que prestigia o râguebi nacional.

Sugerir correcção
Comentar