Sai mais um festival de comida de rua, agora em Belém

Dois meses depois da primeira edição, na Praça do Martim Moniz, o STR.EAT FEST regressa a Lisboa. De 26 a 27 de Setembro, em Belém

Foto
STR.EAT FEST

As "roulottes", bicicletas e carrinhos de comida e bebida ambulante estão na moda e, durante o Verão, correram o país em festivais e eventos. Em Julho, o STR.EAT FEST foi um dos primeiros, contabilizando, segundo a organização, “mais de 22 mil visitantes” na Praça do Martim Moniz durante os dois dias de festival. Um “sucesso” que levou Francisco Vasconcelos e Maria João Santos a criar uma segunda edição ainda em 2015, que se realizará em Belém nos dias 26 e 27 de Setembro.

No último fim-de-semana do mês, reúnem-se junto ao Museu da Electricidade cerca de 50 conceitos de comida e bebida de rua, entre hambúrgueres, sandes, pizzas, tripas de Aveiro, cachorros quentes, bagels, waffles, gelados ou pregos. O sistema de senhas utilizado na edição anterior vai, no entanto, desaparecer e os visitantes poderão “dirigir-se directamente aos estabelecimentos que preferirem e pagar com dinheiro”.

No final da refeição, cada visitante pode votar na empresa de comida de rua preferida na página de Facebook do evento e decidir os vencedores dos Foodie Awards, juntamente com o júri, composto pela jornalista Manuela Moura Guedes, pelo chef Ljubomir Stanisic, pelo empresário Tim Vieira, pelo responsável da Zoomato Fausto Briosa e por um último elemento ainda em confirmação. A cerimónia de entrega dos prémios das cinco categorias em concurso (melhor conceito, melhor sanduíche, melhor petisco, melhor sobremesa, melhor cerveja e melhor bebida) decorre no domingo às 19h.

Foto
STR.EAT FEST

Em paralelo, e para ajudar à digestão de tanta street food, haverá uma mesa de snooker com sete metros de comprimento, onde as regras do jogo se aplicam com bolas de futebol e os pés como tacos; uma beer street, com “os principais produtores de cerveja artesanal portugueses”, sessões de degustação e workshops; uma corner music, com DJ; uma zona de piquenique na relva junto ao rio; e uma kidzone para o entretenimento dos mais novos.

O festival terá entrada livre e funcionará a partir das 12h, encerrando às 24h no sábado e às 22h no domingo.

Sugerir correcção
Comentar