Sara Moreira e Rui Pedro Silva anseiam pela Maratona do Rio 2016

A fundista do Sporting, terceira classificada na Maratona de Nova Iorque 2014, e o atleta do Benfica sentem-se preparados para chegar a bons resultados no Brasil.

Sara Moreira
Fotogaleria
Sara Moreira
Rui Pedro Silva
Fotogaleria
Rui Pedro Silva

Os atletas Sara Moreira e Rui Pedro Silva assumiram esta quinta-feira que se estão a preparar para a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 e que sonham com "bons resultados". Os dois atletas, que falavam aos jornalistas à margem da apresentação da 9.ª Meia-Maratona do Porto, agendada para o dia 20 e que a organização espera que junte entre 13 a 15 mil atletas de 38 países, consideram que, apesar da "concorrência africana", a maratona dos Jogos é uma prova "muito imprevisível".

A fundista portuguesa, que em Novembro do ano passado alcançou a terceira posição na Maratona de Nova Iorque, explicou que "a pista continua a ser um objectivo", mas avançou estar "praticamente decidido" que nos Jogos do Brasil vai correr a maratona.

"Estou a treinar e estou a sentir boa condição física para essa prova. Vou participar em breve numa maratona para continuar a preparação, mas não posso revelar qual ainda", disse Sara Moreira.

A atleta, que hoje também disse estar a especializar-se no meio-fundo, é uma das cinco portuguesas que constam da tabela de "elite feminina" para esta meia-maratona, mas a atleta que representa o Sporting reconheceu que a concorrência é "dura".

"Todas elas [referindo-se a corredoras de países como Quénia ou África do Sul] são excelentes candidatas, mas aqui [Porto] correu bem no ano passado e foi indicativo para Nova Iorque. É preciso estar num dia bom", disse, colocando como meta baixar a marca de 1:10.50 horas que fez no Porto em 2014, para baixo de 1:10.30.

"Ganhar no Porto é o meu objectivo. Algo que ainda não consegui", referiu. 

A 24 de agosto, Sara Moreira ficou no 12.º lugar dos 10.000 metros dos Mundiais de atletismo, em Pequim, e tem agora previsto para a preparação para os Jogos, além da meia-maratona do Porto e da maratona sobre a qual ainda não revelou pormenores, a participação na meia-maratona de Glasgow, a 04 de Outubro.

Também Rui Pedro Silva, atleta que representa o Benfica, assumiu que está a se preparar para os Jogos Olímpicos Rio2016: "Depois de conseguir lá estar, num dia bom, tudo pode acontecer. É difícil. Eles [atletas africanos] são muito bons, mas a maratona é muito imprevisível."

Rui Pedro Silva vai correr, a 15 de Novembro, a Maratona de Valência, Espanha, "também para preparar o melhor possível os Jogos".  O atleta luso é um dos quatro portugueses que integram a lista de elite masculina da Meia-Maratona do Porto, mas, sobre a sua participação na prova, referiu que tem "pouco tempo de treino", pelo que não colocou a fasquia alta, prometendo, no entanto, "enquanto puder" estar "à frente", para conseguir "os melhores resultados possíveis"

conteúdos produzidos por Pressinform

Sugerir correcção